Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès será inaugurada neste sábado (14), na área Itaqui-Bacanga pelo “Projeto Cidadania E Leitura”

Em mais uma ação do Projeto “Cidadania e Leitura” na área Itaqui-Bacanga, a Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès, com toda infraestrutura e rico acervo, será inaugurada neste sábado (14), às 14h30, na sede da ACIB (rua da Igreja, s/n, Vila Ariri). Para marcar a entrega, haverá uma programação com várias atividades de incentivo à leitura.
Realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), com apoio da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto Cultural Vale, o projeto tem parceria da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB). Esse será o segundo espaço entregue pelo projeto, o primeiro foi a Biblioteca Comunitária Maria Aragão, inaugurado em outubro último, na Vila Bacanga.

“É mais um espaço de leitura entregue à população da área Itaqui-Bacanga, que vem passando por um trabalho de sensibilização, com capacitação da equipe, com palestras, minicursos e oficinas de formação para que a Biblioteca ofereça um atendimento de qualidade e seja um instrumento de crescimento e fortalecimento da Vila Ariri por meio do acesso ao livro e à leitura”, afirma Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do projeto.

A diretora da microrregião da ACIB na Vila Ariri, Joana do Carmo Amorim, ressalta a importância do espaço para a comunidade. “A instalação da biblioteca vai contribuir muito para a formação de leitores de todos os bairros que integram a microrregião, assim como vai reforçar o ensino das escolas públicas e comunitária da área Itaqui-Bacanga”, destaca.

PROGRAMAÇÃO
A programação de inauguração destacará diversas atividades literárias integradas com outras linguagens artísticas, com participação do Carro-Biblioteca da SAB, com 500 livros, no qual os leitores de todas as idades poderão manusear, ler e viajar na leitura. O encerramento da programação terá a apresentação do grupo Pique Esconde Artes, com seu baú cheio de histórias.

HOMENAGEM
O nome Luiz Phelipe Andrès foi escolhido pela comunidade e é uma homenagem ao reconhecido e grandioso engenheiro, que dirigia o Estaleiro Escola, na mesma área. Ele também estava apoiando o projeto para que o mobiliário das novas bibliotecas fosse confeccionado pelo Estaleiro Escola.

FORMAÇÃO DA EQUIPE
A etapa de formação da equipe que atuará na biblioteca teve início com a palestra “A importância da leitura e da biblioteca no exercício da cidadania”, ministrada pela Profª Dra. Leoneide Maria Brito Martins (UFMA); e a oficina “Leitura e Cena” ministrada pela arte educadora Ma. Silvana Cartágenes. O processo de formação e dinamização continuará com a realização de oficinas de organização técnica e ações de incentivo à leitura realizadas pelo projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *