Prefeito Eduardo Braide acompanha início do asfaltamento no Cajupary, Zona Rural de São Luís

“Agora a gente vai poder andar pelo bairro sem pisar na lama”, comemora a dona de casa Raimunda Pereira da Silva, 53 anos, que há 20 anos mora no Cajupary. O bairro da Zona Rural de São Luís começou a ser asfaltado nesta quarta-feira (26), após décadas de espera. Ela é uma das milhares de pessoas beneficiadas pelo programa Asfalto Novo, lançado pela gestão do prefeito Eduardo Braide, que acompanhou o início dos trabalhos na comunidade.

“Começamos nossa quarta-feira acompanhando o início do asfaltamento da Estrada do Cajupary, pondo fim a uma espera de mais de 40 anos. Este é mais um bairro que está sendo atendido por meio do programa Asfalto Novo, que está levando pavimento de qualidade para diversos bairros da nossa cidade. Além do asfalto, estamos fazendo drenagem profunda e superficial, melhorando a qualidade de vida de quem mora na comunidade. E assim temos feito por toda São Luís, que está recebendo diversas obras de infraestrutura para se tornar uma cidade cada dia melhor”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O prefeito Eduardo Braide vistoriou o início da pavimentação no Cajupary acompanhado da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; do superintendente da 8ª Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Celso Dias; do secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; do subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; e do vereador Marlon Botão (PSB).

“Esta é uma comunidade que fica distante do centro da cidade e a falta de pavimentação dificulta o acesso e a prestação de diversos serviços. Esta é a realidade de diversos bairros da nossa Zona Rural, que há décadas esperava pela pavimentação. Agora, esta situação está mudando. O Cajupary começa a ser asfaltado hoje e o programa Asfalto Novo, que já chegou a outros bairros da região, vai ser ampliado para outras localidades”, afirmou a vice-prefeita, Esmênia Miranda.

Parceria com a Codevasf

As obras de pavimentação no Cajupary são mais uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e a Codevasf. “A Codevasf é o braço do Governo Federal chegando à Zona Rural de São Luís, trazendo benefícios para a população. Esta é mais uma parceria bem sucedida com a gestão do prefeito Eduardo Braide, que tem feito um excelente trabalho na Zona Rural da cidade e a vinda dele ao Cajupary para acompanhar de perto as obras de asfaltamento é a prova da atenção que ele tem dado à região”, informou Celso Dias.

Obras no Cajupary

No Cajupary, os serviços contemplam a Avenida Principal, onde já foi feito todo o serviço de terraplanagem. Agora está sendo feita a imprimação para a aplicação do asfalto do tipo Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um material que entre suas vantagens estão a alta resistência, impermeabilidade, processo de produção com alta tecnologia, alta capacidade de dilatação térmica e resistência à erosão.

Também estão sendo executados serviços de drenagem profunda com a implantação de 500 metros de tubulação para escoamento da água das chuvas no trecho próximo ao porto do bairro. A área necessita do serviço para conter a erosão e garantir a durabilidade do asfalto que está sendo aplicado. Ao fim das obras de pavimentação também será feita a drenagem superficial, com a instalação de meio-fio e sarjeta.

Estão sendo investidos R$ 2,8 milhões em recursos oriundos de emenda parlamentar destinada pelo prefeito Eduardo Braide durante seu mandato como deputado federal, contemplando cinco quilômetros de asfalto no Cajupary e cerca de dois quilômetros de nova pavimentação na comunidade Nova Vida, ambas na Zona Rural. Na Nova Vida, as obras serão iniciadas nos próximos dias.

Fim da espera

Para os moradores, o asfalto novo representará dias melhores e atende a uma antiga reivindicação da comunidade.

Quem não via a hora de ter a via asfaltada era Cideilene Silva Alves, dona de casa, 45 anos. “Quando chove, a gente não consegue andar de tanta lama. É uma calamidade a nossa situação, mas agora vai melhorar”, disse.

Asfalto Novo

Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Braide, a Prefeitura de São Luís tem executado melhorias na pavimentação de avenidas e ruas internas de bairros de diversas regiões da cidade por meio de serviços de tapa-buraco, recapeamento, recuperação e implantação de vias. Este trabalho foi ampliado por meio do programa Asfalto Novo, lançado no segundo semestre de 2021 e que já soma 74 quilômetros de nova pavimentação implantada pela cidade.

Somente na Zona Rural de São Luís, o programa já melhorou a vida de moradores de bairros como Santa Bárbara, Vila Itamar, Residencial Amendoeiras, Cajupe, Vila Romário, Vila Maranhão, Maracanã e Vila Nova República. Também já receberam obras do programa Asfalto Novo, os bairros Santa Clara, Planalto Turu, região da Lagoa da Jansen, São Cristóvão e Matões Turu.

Com isso, a gestão do prefeito Eduardo Braide está melhorando a mobilidade urbana de diversos bairros de São Luís, garantindo segurança no tráfego e facilitando o acesso de veículos usados na prestação de serviços públicos essenciais como a coleta dos resíduos sólidos, forças de segurança pública e de salvamento, além de melhorar a qualidade de vida da população.

2 thoughts on “Prefeito Eduardo Braide acompanha início do asfaltamento no Cajupary, Zona Rural de São Luís

  1. Uma grande atitude do Eduardo asfaltar as regiões mais necessitadas da ilha ,onde a população já havia perdido as esperanças de ver suas comunidades urbanizadas. Entretanto,continuo pedindo ao prefeito que olhe as pontes do Ipase,onde as divisórias das mesmas,em alguns pontos , estão virando buracos e sofrem grandes impactos por milhões de veículos que passam por lá.Lembro que água mole em pedra bruta,tanto bate até que fura e cai. É melhor prevenir que remediar!

  2. Eduardo Braide, dê uma olhada para o nosso bairro do Turu.
    Condomínio Novo Turu.
    As nossas ruas são totalmente desprovidas de saneamento básico, esgoto correndo a céu aberto, sem asfalto, vários terrenos sem muros e calçadas, lixo acumulado dentro dos terrenos.
    Há vários anos estamos aguardando benfeitorias nas nossas ruas.
    Nos ajude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *