Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Prefeito Eduardo Braide assina ordem de serviço para reconstrução do Mercado do Tirirical

13 de dezembro de 2021 : 09:10

Ronaldo Ribeiro da Silva trabalha há 32 anos no Mercado do Tirirical e já se sentia desmotivado por causa da queda nas vendas em sua frutaria. Assim como ele, diversos outros feirantes do espaço estavam insatisfeitos com a perda de clientes por causa das condições precárias do mercado. Situação que começou a mudar neste sábado (11), com a assinatura, pelo prefeito Eduardo Braide, da ordem de serviço para o início imediato da reconstrução total do local.

“Nós vamos reconstruir todo o Mercado do Tirirical para dar condições dignas de trabalho aos feirantes e segurança aos consumidores na hora de levarem o seu alimento para casa. Vamos acabar com o calor que incomoda quem passa o dia trabalhando aqui, vamos melhorar os acessos ao mercado, incluindo as adaptações necessárias para que pessoas com deficiência possam fazer suas compras com tranquilidade. Também teremos um espaço adequado para a coleta dos resíduos sólidos entre outras melhorias que serão feitas para tornar o Mercado do Tirirical mais moderno”, informou o prefeito Eduardo Braide.

A boa notícia deixou Ronaldo Ribeiro da Silva muito feliz. “Nestes 32 anos em que trabalho neste mercado, as únicas vezes que foi feito algum serviço foi por iniciativa dos feirantes. Já faz muito tempo que eu quero melhorar minha frutaria, mas com as condições do mercado a gente perde o interesse. Agora com essa reforma garantida pelo prefeito Eduardo Braide tudo vai melhorar”, afirmou.

O prefeito Eduardo Braide, os secretários municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; e de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; o deputado federal Josivaldo JP (Podemos), o vereador Octávio Soeiro (Podemos); e os feirantes Ronaldo Ribeiro da Silva, Ronivaldo Oliveira e Rita da Rocha assinaram a ordem de serviço.

Após o ato, o prefeito Eduardo Braide vistoriou as atuais instalações do local e conversou com os feirantes sobre o projeto que será executado para garantir que a obra atenda às necessidades de quem trabalha no espaço.

Obras

A obra será executada pela Semapa com supervisão da equipe de engenharia da Semosp. Os serviços começam já na segunda-feira (13). Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Josivaldo JP (Podemos).

Toda a estrutura atual do mercado, que tem mais de 30 anos, está comprometida, por isso, o local será demolido e reconstruído desde os alicerces para garantir que o novo espaço cumpra todas as legislações sanitárias, itens de segurança, protocolo contra Covid-19 e tenha durabilidade.

Novo mercado

Quando for inaugurado, o novo Mercado do Tirirical terá novo telhado e piso, novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, nova iluminação, ventilação e pintura interna e externa. O mercado também terá sua fachada padronizada e passará a ter dois acessos: um pela Avenida Santos Dumont e outro pela Rua Flávio Bezerra.

O layout do mercado será atualizado com nova disposição das 10 bancas e 22 boxes. Serão feitos ainda novos banheiros, rampas e outros itens de acessibilidade para pessoas com deficiência. O projeto contempla, também, a instalação de sistema anti-incêndio e o mercado passará a ter uma área adequada para o descarte e coleta dos resíduos sólidos.

O secretário Liviomar Macatrão adiantou que, nesta fase inicial das obras, os 32 feirantes que trabalham no local serão deslocados para uma área próxima ao mercado, para que possam continuar comercializando seus produtos. “A reforma do Mercado do Tirirical é de suma importância para a população de São Luís, principalmente para os feirantes que aqui trabalham e precisam de um espaço com uma infraestrutura adequada, salubre e mais confortável para atender aos consumidores”, disse.

Também participaram da assinatura da ordem de serviço para a reconstrução do Mercado do Tirirical, o presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Júnior; o gerente do mercado, Higino Chagas; e os feirantes que trabalham no local.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>