Maranhão é o 4º Estado que mais reduz a pobreza no Brasil, diz IBGE

Dados divulgados no início do mês de dezembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o Maranhão é o quarto Estado que mais reduz a pobreza em todo o Brasil.

A informação está na Síntese de Indicadores Sociais 2021, divulgado periodicamente pelo IBGE, que é um instituto do governo federal.

Entre 2019 e 2020, o Maranhão reduziu em 5,6 pontos porcentuais o número de pessoas pobres, mesmo num cenário de crise econômica nacional.

Apenas Sergipe (-8,9), Pará (-8,8) e Piauí (-6,7) conseguiram resultados melhores.

Além disso, a queda da pobreza verificada no Maranhão é bem maior que a da média nacional, de 1,8 ponto porcentual, no mesmo período.

O Maranhão também teve em 2020 o menor nível de pobreza da série histórica medida pelo IBGE.

“Nós tivemos o menor número de pobreza desde 2012. Tradicionalmente, o Maranhão sempre esteve na casa dos 55%, 56%, e chegamos a 48%. Tivemos a quarta maior queda do país no que se refere à pobreza”, diz o governador Flávio Dino.

“Se olhar no longo curso do tempo, comparativamente, você vai ver que esse indicador ainda é desafiador, sem dúvida alguma, mas é o melhor da série histórica.”

O governador acrescenta que a superação da pobreza se trata de um processo contínuo, uma vez que as desigualdades regionais e sociais são muito fortes no Brasil.

“E o Maranhão historicamente acabou ficando para trás no campeonato do desenvolvimento. A reversão disso depende inclusive de fatores nacionais. O ambiente nacional é muito hostil e todos os Estados dependem também de políticas e investimentos nacionais. E hoje temos uma política federal que é avessa ao desenvolvimento”, afirma Dino.

1 thought on “Maranhão é o 4º Estado que mais reduz a pobreza no Brasil, diz IBGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *