Ilson Mateus revela que venda do Grupo Lusitana foi fundamental para o sucesso do Grupo Mateus em São Luís

O empresário Ilson Mateus gravou com Thiago Nigro um episódio do PrimoCast, o mais acessado na plataforma Spotify no Brasil. No programa que foi publicado na segunda-feira (27), o dono do Grupo Mateus conta um pouco da sua trajetória, ambições, assim como trata de diversos temas. Durante o bate-papo com um dos principais nomes do mercado financeiro no país, o empresário maranhense revela que a venda do Grupo Lusitana foi fundamental para o sucesso da sua marca em São Luís.

Sem citar os nomes dos grupos empresariais, Ilson Mateus conta (a partir do minuto 30), que foi em 2001, o inicio do plano de expansão do Supermercado Mateus, que ainda estava presente somente em Balsas. Antes de chegar na capital maranhense, a qual ele tinha resistência em abrir lojas por temer a forte concorrência dos supermercados já existentes, ele deu preferência pelas cidades de Imperatriz e Santa Inês, para abrir suas primeiras filiais.

Após o sucesso das filiais, Ilson Mateus recebeu a proposta em 2004 comprar “supermercados que não estavam bem”. O empresário não cita, mas tratava-se dos Supermercados Preço Bom que tinham quatro lojas, porém, ele decidiu adquirir apenas duas: Cohab e a do Renascença que ficava no Tropical Shopping.

Na época, o Grupo Lusitana já tinha sido vendido em 2001 e a maior rede supermercadista era o Bom Preço do grupo holandês Royal Ahold. E aí Ilson Mateus comenta: “o mercado de São Luís era muito carente, e a gente pegou a transição de uma rede local (Lusitana) para uma rede multinacional (Bom Preço), que não estava indo muito bem, o consumidor perdeu a identidade local e ali deu certo”.

Foi graças a essa venda, que o Grupo Mateus hoje se tornou uma das maiores redes varejistas do norte nordeste, que deve fechar o ano com um faturamento de R$20 bilhões, 40 mil trabalhadores diretos e mais de 200 lojas abertas.

Toda essa história é contado por Ilson Mateus no podcast acima.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *