Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Genro de Roseana Sarney, Gustavo Amorim, está cotado como favorito para vaga de desembargador no TRF-1

15 de dezembro de 2021 : 10:58

O Pleno do Conselho Federal da OAB elegeu na última segunda-feira (13), seis nomes para a formação da lista sêxtupla para a vaga de desembargador destinada à advocacia no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins e o Distrito Federal. Dentre os escolhidos está o maranhense Gustavo Amorim, casado com Rafaela Sarney.

A vacância decorre da posse do desembargador Kassio Nunes Marques no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Inclusive, Gustavo Amorim, seria o nome da preferência de Kassio para ocupar o seu lugar.

Amorim é um nome de peso na disputa por ser sobrinho do ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca, e genro de Roseana Sarney, ex-governadora do Maranhão e presidente do MDB no estado. Além disso, Gustavo é filho do desembargador Leomar Amorim, que morreu em 2014 em decorrência de um câncer e era muito querido no tribunal, tendo sido chamado na corte de “guerreiro da alma invencível”.

No total, 19 candidatos concorreram às vagas para a formação da lista sêxtupla. Cada um teve dois minutos para se apresentar ao plenário.

Foram eleitos para a formação da lista sêxtupla os advogados:

Flavio Jaime de Moraes Jardim

Luis Gustavo Soares Amorim de Sousa

José Roberto Machado Farias

Jackson Di Domenico

Rebeca Moreno da Silva

Maurício Alexandre Perna Neves

A lista será agora encaminhada ao TRF-1, que definirá depois uma lista tríplice. A escolha final é do Presidente da República que vai nomear um entre os três nomes apresentados pelo tribunal.

O artigo 94 da Constituição Federal de 1988 prevê o Quinto Constitucional, dispositivo que destina um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros a advogados e membros do Ministério Público.

2 comentários em “Genro de Roseana Sarney, Gustavo Amorim, está cotado como favorito para vaga de desembargador no TRF-1”

  1. Reynaldo Pinto Filho

    12 meses atrás  

    O Gustavo é merecedor para ocupar essa cadeira no TRF ,muito estudioso e traz de berço a seriedade e competência que herdou do pai.

  2. Aristao Guanabara leal

    12 meses atrás  

    Leomar Amorim fez história na justiça federal do Brasil .
    Agora o Maranhão fica na torcida que sua descendência continue honrado o legado Amorim no TRF1.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>