Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Roseana Sarney vai tentar repetir feito da eleição de 1990 para deputada federal

18 de outubro de 2021 : 15:31

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB), vai tentar em 2022, repetir um feito alcançado em 1990 e jamais repetido nas últimas eleições. Naquela oportunidade, além de se eleger, ele ajudou na eleição de outro membro da família: o irmão Sarney Filho. E ainda mais cinco aliados foram vitoriosos na disputa por uma vaga na Câmara Federal.

Agora em 2022, será a vez do filho de Sarney Filho, o deputado estadual Adriano Sarney tentar repetir o feito de 32 anos atrás, quando dois membros da mesma família foram eleitos para o mesmo cargo.

Naquela oportunidade, Roseana foi a mais bem votada com 44.785 votos e ajudou a eleger mais cinco aliados, além do irmão Sarney Filho que teve 32.470 votos.

Em 1990, além de Roseana e Zequinha foram eleitos Ricardo Murad, Nan Souza, Zé Reinaldo Tavares, César Bandeira e Costa Ferreira, todos pelo PFL, que era o partido do então governador eleito Edison Lobão.

Em 2022 é muito provável que Adriano migre para o MDB para junto com a tia, tentar uma eleição em um partido mais volumoso.

O MDB inclusive nutre a esperança de eleger três ou quatro. Além de Roseana e possivelmente Adriano, devem disputar uma vaga pelo partidos os atuais deputados federais Hildo Rocha e João Marcelo, assim como o ex-senador Lobão Filho, o ex-deputado federal Victor Mendes e o filho do deputado estadual Édson Araújo, Wolmer Araújo.

Uma robusta chapa que dificilmente voltaria a eleger sete deputados, mas facilmente pode eleger de 3 a 4 membros para Câmara Federal. Obviamente desde que Roseana tenha uma votação avassaladora como vem sendo esperado por aliados.

Um comentário em “Roseana Sarney vai tentar repetir feito da eleição de 1990 para deputada federal”

  1. Amadeu

    2 meses atrás  

    Adriano Sarney é um político super preparado e com um currículo invejável. Formado em Economia, estudou em Havard….. O seu nome leva credibilidade para qualquer chapa. Mas ele contribuiria muito mais como Deputado Federal. Tem bons projetos e seria um bom representante em Brasília.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>