Pastor Eliel Gama visita Comunidades Terapêuticas na região Tocantina e fortalece rede de atendimento para dependentes químicos

Presidente do Cidadania e coordenador político da Federação Nacional das Comunidades Terapêuticas (Fenact), o pastor Eliel Gama esteve em Imperatriz e Açailândia para visitar alguns “Ct’s” que tratam de dependentes químicos. O objetivo dos encontros foi de fortalecer os espaços de acolhimento, sobretudo no sentido de tornar os projetos alto sustentáveis.

As Comunidades Terapêuticas são entidades da sociedade civil que acolhem usuários problemáticos de substâncias psicoativas, com a finalidade de apoiá-los a interromperem este uso; e a se organizarem para a retomada de sua vida social. A grande maioria é mantida por doações e pelas igrejas evangélicas que trabalham a espiritualidade com as pessoas que passam por este tipo de tratamento.

Acompanhado do coordenador da Fenact na região metropolitana de São Luís, pastor Fernando de Vasconcelos, Eliel visitou as comunidades Bom Samaritano, Resgate, Renascer Feminino, Casa do Pai e Filho Pródigo. “Existe uma necessidade muito grande de fortalecermos esses projetos, no sentido de permitir que vidas sejam salvas. O vício das drogas é um problema de saúde pública, apenas o tratamento aliado com a espiritualidade é capaz de devolver a dignidade a essas pessoas”, pontuou.

Na ocasião também houve uma reunião com representantes das entidades para traçar rumos da política sobre drogas no Maranhão, onde ficou definido que será elaborada uma carta de princípios das Comunidades Terapêuticas e capacitação para as casas de apoio que ainda não possuem documentação. “O primeiro passo para o fortalecimento dessas entidades é regularização, para assim podermos buscarmos recursos para manutenção e aumento no atendimento dos CT’s. Aqui no Maranhão essa política ainda é pequena se comparado ao Estado vizinho do Piauí, por isso estamos nesta cruzada pelo Maranhão para discutir, planejar e capacitar todas essas entidades. Desta forma, oferecer mais atendimento para quem necessita de ajuda”, finalizou.

1 thought on “Pastor Eliel Gama visita Comunidades Terapêuticas na região Tocantina e fortalece rede de atendimento para dependentes químicos

  1. O pastor Eliel Gama deve ser mais um postulante a disputar um cargo público ano que vem. A política é um negócio muito lucrativo para quem é eleito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *