Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Superintendente do HU-UFMA, Dra Joyce Lages, recebe prêmio Anna Nery

30 de setembro de 2021 : 16:14

Em uma noite marcada pelo reconhecimento dos anos de trabalho árduo e dedicado à enfermagem, a superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Santos Lages recebeu durante solenidade do 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, o prêmio Anna Nery. É a maior honraria concedida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para homenagear enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que, apesar de terem histórias e trajetórias distintas, são unidos pela dedicação a uma profissão que cuida de vidas e é essencial para a saúde coletiva. A sessão solene foi realizada nesta quarta-feira, 29, em Florianópolis- SC.

A premiação criada desde 2012 é instituída e regulamentada pelas Resoluções Cofen nº 482/2015 e nº 601/2019, e todo ano cada Coren indica um profissional, por meio de Reunião de Plenário, para receber o prêmio durante o Congresso. Como critério para indicação é escolhido um profissional que tenha se distinguido pelo exercício da profissão exemplar e/ou contribuído para o desenvolvimento da enfermagem na esfera nacional ou de sua região, no âmbito da assistência, da administração, do ensino, da pesquisa ou da organização civil da categoria profissional.

O presidente do Coren- MA, José Carlos Júnior, também estava presente na cerimônia e reforçou como foi a escolha da superintendente para receber essa honraria “O nome dela foi unânime e aprovado sem ressalvas durante a plenária de indicação. Todos nós estamos orgulhosos pela sua posição de destaque e pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente de uma instituição de tamanha relevância como é o HU-UFMA.”

A superintendente Joyce Santos Lages, parabenizou a iniciativa do evento e muito honrada agradeceu pelo recebimento do prêmio “Estou muito feliz e agradecida, mas devo ressaltar que esse prêmio não é só meu, mas de toda a equipe de enfermagem do HU-UFMA. Esse momento ficará guardado na memória e no coração. A enfermagem me escolheu, e eu sempre estarei dedicando o meu máximo para exercê-la com amor e da melhor maneira possível. E agradeço também a toda a equipe que organiza esse evento tão importante para nossa categoria profissional.”     

Estavam presentes também na solenidade, os diretores do COREN-MA Deusde de Fernandes e Kelly Inaiane, além dos demais conselheiros.

Um pouco da sua trajetória

Nasceu na região dos Cocais, na cidade de Caxias-MA. É graduada em enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão, teve a escolha influenciada pela história de duas grandes humanistas e religiosas: Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce.

Antes da conclusão da Graduação, foi aprovada para realizar residência em enfermagem cardiovascular, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em São Paulo. Após muitas experiências retornou ao Maranhão no ano 2000.

Em 2009, foi convocada pelo então reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, para assumir a Diretoria de Planejamento do HU-UFMA e em 2013 indicada para Superintendência, se tornando a primeira enfermeira a ocupar o mais alto cargo de gerenciamento da instituição, onde permanece até os dias de hoje praticando uma gestão com foco em inovação, tecnologia e qualidade. De forma concomitante, ingressou na carreira da docência, na Universidade Federal do Maranhão pelo Departamento de Enfermagem e um ano depois, iniciou as atividades no Departamento de Saúde Pública, ministrando a disciplina de Gestão Hospitalar, além de participar do desenvolvimento de pesquisas de grande relevância para a saúde no estado.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>