Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Prefeitura de São Luís apresenta cronograma para retomada de aulas presenciais em todas escolas municipais

16 de setembro de 2021 : 18:18

O Ministério Público do Maranhão segue acompanhando o retorno às aulas presenciais na rede pública da capital. Na última quarta-feira, 15, o promotor de justiça de Defesa da Educação de São Luís, Paulo Avelar, se reuniu com os secretários municipais de Educação e de Obras e Serviços Públicos, respectivamente, Marco Moura e David Col Debella, quando foi discutido o assunto, os quais apresentaram um cronograma para retomada do ensino presencial em todas as unidades escolares.

De acordo com o promotor de justiça Paulo Avelar, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Educação de São Luís, o Município apresentou uma proposta de requalificação das escolas, na perspectiva de intervenções em um prazo exequível, consideradas prioritárias para um retorno mais breve às aulas presenciais.

Ele destacou a importância de garantir o direito ao aprendizado pelos alunos da capital nas 260 escolas da rede. “O caminho ideal é garantir o mínimo de qualidade e de segurança aos nossos alunos para agilizar o regresso presencial”, completou.

Os representantes do Executivo Municipal apresentaram ao promotor de justiça o atual andamento das adaptações e requalificações que estão em andamento e as etapas para entrega das escolas. Segundo relatório apresentado, já foram entregues 13 escolas, uma creche escolar e uma escola de música.

Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, as reformas e manutenções visam a requalificar todas as escolas do modo mais detalhado possível. Após reunião interna com o secretário de Educação, Marco Moura, foi decidida a execução de dois tipos de reformas, o tipo A e o tipo B, como forma de acelerar o processo.

As reformas do primeiro tipo são as intervenções completas, que, segundo o Município, serão executadas até o fim da atual gestão em todas as escolas, ocorrendo em torno de, aproximadamente, 60 dias. Já nas de segundo tipo são priorizados aspectos básicos e de segurança, dispensados aspectos estéticos, ocorrendo, em cada unidade, em torno de 22 dias.

Um comentário em “Prefeitura de São Luís apresenta cronograma para retomada de aulas presenciais em todas escolas municipais”

  1. Helena

    4 semanas atrás  

    Muito bem, mas até o momento ainda não foi resolvido questão dos operacionais porque o prefeito deveria ou poderia fazer um seletivo para contratação de mão de obra para a limpeza, haja vista que o serviço terceirizado tem suas limitações que eu já mencionei; e tem a problemática de que o expediente do auxiliar de limpeza terceirizado é 8h as 12; e das 14 às 18h, sendo que o horário de entrada dos alunos no turno matut. é às 7h30, e à tarde às 13h30, e qd precisa de um profissional da limpeza nesse momento, não se tem. No estado, o serv. também é terceirizado e os operacionais têm horário de forma a cobrir o dia todo, e nenhum deles ultrapassa suas jornada de 8h por dia. A Semed não atenta para coisas simples, a empresa atual não renova, não tem um diferencial, há operacionais sem condições de fazer o serviço por exigir capacidade física. O contrato vence dia 26, e segundo o encarregado, será renovado, e isso é um absurdo porque fere a lei da licitação que limita o tempo de permanência no contrato, e a Clasi serviços já está nas escolas municipais desde fevereiro de 2013, início do primeiro governo de Edivaldo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>