Prefeitura de Rosário entrega 40 motores de rabeta para pescadores

Na manhã desta sexta-feira (17), no Auditório do Complexo Ferroviário, a Prefeitura Municipal de Rosário realizou a entrega de mais 40 motores de rabetas para os pescadores locais. Em julho 10 motores de rabeta já haviam sido entregues. A iniciativa foi possível através de Emenda Parlamentar, do deputado estadual Adelmo Soares junto ao Governo do Estado do Maranhão, atendendo um compromisso da gestão municipal com a categoria e as entidades de pesca. O parlamentar também anunciou que pretende trazer mais 40 motores de rabeta.

Estiveram presenteses o prefeito Calvet Filho, acompanhado da sua esposa Estela Calvet, o Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valter Costa, o deputado estadual Adelmo Soares, os vereadores: Jadson de Neres, professor Léo, Cleo Dantas e Pedrosa Necó, além do presidente da Colônia de Pescadores, João de Sá Oliveira, a presidente do Sindicato de Pescadores, Lúcia Rodrigues.

José Maria Mendes é pescador e morador de Fonte Grande e sempre dependeu do remo para realizar a sua função. Agora, o motor de rabeta vai facilitar muito sua vida. “Com o remo, eu precisava fazer muita força para trabalhar e o motor vai ajudar muito nisso, então, é muito bem-vindo. Além disso, terei mais facilidade para me deslocar até o ponto de pescaria”, reiterou o pescador.

A pescadora Ivanilde Oliveira falou da sua felicidade em ter recebido o motor de rabeta e o quanto o mesmo fará a diferença, encurtando o tempo de trabalho e facilitando a sua vida. “Estou muito feliz, contente mesmo, a gente tinha que sair mais cedo, naquela pressa para não perder a maré. E agora não! O motor é rápido”, disse a pescadora Ivanilde.
De acordo com a presidente do Sindicato de Pescadores de Rosário, Lúcia Rodrigues, a entrega dos motores é um marco histórico para município, garantindo tecnologia e permitindo que a categoria possa acessar lugares mais distantes, encurtando o tempo. “Pela primeira vez na História de Rosário estamos aí com a nova tecnologia, beneficiando os nossos pescadores. Eles vão ter oportubnidade de poderem chegar até mais distante”, disse Lúcia Rodrigues.

O Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valter Costa, também falou da importância de receber os motores. “Estamos aqui levando tecnologia aos pescadores. São 40 motores de rabeta que vão dar mais agilidade na pesca artesanal e, consequentemente, na comercialização dos peixes. Então, estes motores só vem somar na profissão deles e levar mais desenvolvimento aos pescadores. Assim, cuidando da nossa gente, dos trabalhadores e investindo na qualidade dos serviços oferecidos que estamos promovendo melhorias para os pescadores, entre outras categorias”, destacou Valter Costa.

O deputado estadual Adelmo Soares falou do seu compromisso com os rosarienses, ressaltando a categoria e as parcerias. “Esse é o papel do político, poder ajudar mais o município. Estou muito feliz por mais uma vez poder estar aqui, com o Calvet Filho, os vereadores e a classe dos pescadore. E dizer que vamos trazer mais 40 motores de rabeta. A pesca artesanal é uma atividade econômica importante em nosso estado, em Rosário não é diferente. É muito bom ver e participar das coisas que estão acontecendo para melhorar a vida do povo rosariense, como é caso dos pescadores aqui beneficiados com mais 40 motores de rabeta. São investimentos dessa natureza que transformam o dia a dia dos que mais precisam e reafirmam o nosso compromisso com a categoria. Estes, por sua vez, pondem contar sempre com o nosso empenho e a parceria forte com o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão e o prefeito Calvet Filho que também estão trabalhando em prol dos pescadores, portanto, é a união que tem feito a diferença,”, disse Adelmo Soares.

O prefeito de Rosário, Calvet Filho também comentou sobre a importância dessa entrega aos pescadores rosarienses e ressaltou as parcerias que permitiram os investimentos no setor. “Eu quero parabenizar aos pescadores que estão sendo contemplados hoje. Também o nosso deputado estadual, Adelmo Soares, porque é uma Emenda Parlamentar dele, ao vice-governado Carlos Brandão que tem sido um parceiro incansável em nossa cidade, bem como o governador Flávio Dino. E que Deus continue nos abençoando, pois emos total certeza que estes motores irão levar mais desenvolvimento para a atividade pesqueira de Rosário, tanto para os pescadores que utilizarão os motores, como aqueles que irão comprar o resuldado da pesca”, disse Calvet Filho.

positivamente a vida dos trabalhadores do município, fato observado no sorriso de cada trabalhador beneficiado. Temos plena convicção que assim, investindo nos trabalhadores de Rosário, como é o caso hoje dos pescadores, poderemos transformar a vida dos nosso povo, levando mais qualidade de vida e dignidade”, destacou o prefeito Calvet Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *