Mais empregos e renda: Simplicio Araújo consolida chegada da primeira fecularia do estado

Mais de 900 agricultores familiares cadastrados e quase 18 mil toneladas de mandioca compradas da agricultura familiar. Estes são alguns dos números que refletem o impacto da cerveja Magnífica, que utiliza mandioca produzida dentro do Estado e é fruto de parceria entre a Ambev e o Governo do Maranhão, por intermédio da secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc).

As tratativas para a produção de uma cerveja tipicamente maranhense estavam sendo realizadas desde 2015, e resultaram não só na compra da mandioca maranhense, mas em contrapartidas sociais (como a aquisição de ambulâncias para a rede pública), realizadas por intermédio da Seinc.

Fomentando a agricultura local e contribuindo com o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas no Maranhão, a cerveja Magnífica foi lançada em 2018 utilizando inicialmente a mandioca produzida por agricultores familiares do Tabuleiro de São Bernardo, no Baixo Parnaíba.

“A produção da cerveja estabeleceu a ampliação de investimentos da Ambev no Estado e, também, a expansão da produção de mandioca por meio da venda do produto, promovendo a verticalização desta cadeia produtiva, atraindo fecularias e fomentando a agricultura local”, analisou o secretário Simplício Araújo, da Seinc.

Desde 2019, foram cadastrados 973 agricultores familiares em 64 municípios maranhenses e mais de 50 municípios maranhenses envolvidos na compra da mandioca. No total, foram 17.991 toneladas de mandioca compradas da agricultura familiar: em maio deste ano, por exemplo, mais de 150 toneladas de mandioca foram destinadas à produção da cerveja – o produto é oriundo do povoado Fala Cantando, do município de Bacabal e teve compra articulada pela Seinc como parte do compromisso firmado pela Ambev de adquirir mandioca de produtores maranhenses.

No total, são, pelo menos, 14.595 maranhenses beneficiados pelo projeto. Já dos municípios do Programa MAIS IDH, 12 municípios foram contemplados com aquisição de mandioca produzida pela agricultura familiar local, gerando renda para população.

No primeiro semestre de 2021, a cerveja Magnífica contou com experimentos de projeto de pesquisa e transferência de tecnologia, realizados pela Embrapa Cocais, para manejo, mecanização e cooperativismo e desenvolvimento de cultivares de mandioca, matéria–prima da Magnífica. O estudo, parceria entre Embrapa Cocais e Ambev, visa adquirir recomendação de duas ou três variedades com alta produtividade de raízes e de teor de amido em diferentes condições para investir na melhora da qualidade da cerveja.

Primeira Fecularia do Maranhão

Demanda histórica em território maranhense, o Governo do Maranhão, via Seinc, lançará, nesta sexta-feira (24), a Pedra Fundamental, assim como realizará a assinatura do termo de compromisso da implantação da primeira fecularia do Estado, a CIBUS, que será instalada no munícipio de Humberto de Campos. O lançamento da Pedra Fundamental ocorrerá às 10h, na Fazenda Santa Rosa, H.C, localizada na BR 402, no KM 99, no Povoado Prata (na estrada vicinal sentido Povoado Serraria).

Com produção de fécula de mandioca e ração animal, a instalação industrial terá um investimento inicial de R$ 10 milhões – com previsão de alcance de R$ 22 milhões nos anos seguintes. A primeira etapa tem conclusão prevista para o mês de outubro de 2022 e será exclusivamente dedicado à produção de fécula para Ambev (Cerveja Magnífica).

Para o secretário Simplício Araújo, a implantação da fecularia atende um pedido antigo de produtores e consumidores maranhenses, após a crescente produção de mandioca no Maranhão, em virtude dos trabalhos realizados nesta cadeia produtiva desde 2015, pelo governador Flávio Dino.

“A demanda por produtos alimentícios da cadeia da mandioca tem aumentado em todo o país. E no Maranhão não foi diferente. Em junho deste ano, por exemplo, a mandioca no Estado apresentou crescimento de 7,4% em sua estimativa de produção, alcançando 443 mil de toneladas. É mais uma prova de como a Magnífica, cerveja maranhense que já foi destaque internacionalmente, tem aquecido o mercado no Estado”, acrescentou Simplício Araújo.

Com a fecularia de mandioca em Humberto de Campos, serão ofertados contratos de 20 mil toneladas de mandioca para o plantio da safra 2023, que inicia em janeiro de 2022. Os contratos possuem garantia de comercialização antecipada (no momento do plantio) e será ainda oferecido transferência de tecnologia agrícola para melhoria de produtividade.

A previsão é de geração de 50 empregos diretos e mais de 300 empregos indiretos no campo. “A previsão é de alcançarmos até 2.500 empregos indiretos quando a contratação alcançar 150 mil toneladas, com projeção para 10 anos. Este é um dos maiores objetivos do Governo do Maranhão: investir em geração de emprego e renda por todo o território maranhense”, ressaltou o secretário.

As instalações industriais da fecularia contam com galpão de produção, estoque de produtos acabados, guarita, refeitório, escritório, galpão de insumos agrícolas, garagem e laboratório de análises. O projeto contará, também, com a recria e a engorda de gado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *