Comissão do Meio Ambiente vai elaborar propostas para a COP-26, diz Edilázio

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em conjunto com outras três comissões, vai realizar audiência pública para conhecer, debater e colaborar com propostas para o Governo brasileiro apresentar na 26ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26).

O requerimento para a realização do evento, de autoria do deputado federal Edilázio Júnior (PSD-MA), foi aprovado na terça-feira (14).

“Aprofundar o debate em busca de propostas para representar o Brasil nesta importante conferência – em que se discutirão estratégias de vital importância, os mecanismos de precificação e mercado de carbono internacionais, entre outros temas –, é um dever deste Parlamento”, defendeu Edilázio.

Dentre os temas que serão debatidos na audiência, está 6º Relatório de Avaliação (AR-6) do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) divulgado no mês passado. O documento mostra que é muito provável que o mundo alcance um aumento da temperatura média de 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais até o ano de 2040 – uma década antes das previsões anteriores.

Edilázio destaca que além disso, haverá uma discussão mais profunda sobre a preservação das florestas brasileiras. O país é o detentor da maior área preservada (500 milhões de hectares) de florestas tropicais do planeta – um terço da área total mundial. As florestas tropicais são aquelas com o maior potencial de remoção e de estoque de carbono, bem como as mais biodiversas. “Por isso é nossa responsabilidade contribuir para o debate da COP-26”, enfatizou Edilázio Júnior.

Ainda não há data definida para a realização da audiência pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *