Prefeitura de São José de Ribamar realiza exposição memórias Cine Ribamar no Centro de Cultura

Acontece no Centro de Cultura e Turismo Alcione Ferreira, a Exposição Memórias Cine Ribamar. A exposição teve abertura oficial ocorreu na última sexta-feira (6) e se estenderá até o dia 31 de agosto, com exibições de filmes que marcaram época no Cinema Ribamarense. As sessões serão exibidas diariamente a partir das 16h.

A exposição é uma realização da Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Os filmes que fazem parte da mostra são do acervo do pesquisador, historiador e escritor, Antônio Miranda.

Em 2021, o Cine Ribamar completaria 68 anos. Tudo começou em 1953, no período da Semana Santa, com exibição do filme “O Mártir do Calvário”, um filme mudo e em preto e branco que representava a Paixão de Cristo. O espaço foi fundado por Antero da Silva Novaes, um português radicado em São Luís, que mudou para São José de Ribamar, posteriormente.

Os filmes de renome da época fizeram com que o Cine Ribamar virasse sensação em toda Ilha de São Luís. O Cine Ribamar funcionou ininterruptamente até o final da década de 1970 e depois entrou em decadência. Esta exposição tem objetivo de lembrar dos tempos de ouro do cinema, de acordo com o acervo de Antônio Miranda.
Participaram do encontro, o vice-prefeito de São José de Ribamar, Junior Lago, o secretário Municipal de Cultura, Urubatan Neto, o diretor do Centro de Cultura, Joao de Deus, a secretária adjunta de Cultura, Polyana Paixão.

“Esse tipo de evento representa muito para o município, pois mesmo diante das dificuldades, devido a pandemia, podemos relembrar o que marcou época em São José de Ribamar e tenho certeza que muita coisa ainda vem por aí, e o ribamarense terá atrativos para visitar nosso centro de cultura”, destacou o vice-prefeito Junior Lago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *