Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

São Luís já aplicou vacinas o suficiente para imunizar quase 85% da população

28 de julho de 2021 : 08:00

São Luís está próxima de alcançar um número muito importante na busca da imunização de sua população em relação a covid-19. De acordo com números divulgados pelo Ministério da Saúde, a capital maranhense já aplicou a primeira dose em um número suficiente para imunizar 84,6% da população. Pelos números oficiais, a cidade tem 825.091 pessoas vacináveis, isso quer dizer a população a partir de 18 anos.

Levando em conta o número de aplicações de primeira dose, São Luís já teria 698.066 habitantes já imunizados. Mas obviamente neste número estão várias pessoas que vieram de outras cidades como Teresina (PI), São Paulo (SP), Vilhena (RO), além de outras cidades maranhenses, principalmente do entorno, como já relatado em diversas reportagens. Também estão inclusos adolescentes entre 15 e 17 anos que já receberam a primeira dose.

O número que deve ser motivo de comemoração, pode também causar uma falsa impressão de imunidade completa, uma vez que várias pessoas da faixa etária vacinável, a partir de 18 anos e moradores da cidade, podem estar fora dessa contagem.

Na terça-feira (27), o Ministério da Saúde decidiu que adolescentes só podem ser vacinados, após a conclusão da imunização da população adulta, portanto a Prefeitura de São Luís deve paralisar a aplicação de doses no público entre 12 e 17 anos.

Focando na aplicação da segunda dose, São Luís também pode alcançar números expressivos, uma vez que já tem 188.019, o suficiente para garantir 22,78% da população ludovicense com o ciclo completo ou dose única.

Em se tratando de primeira dose, a capital maranhense está bem a frente de São Paulo e Rio de Janeiro, que já vacinaram 74,08% e 69,61% da população respectivamente. Já no âmbito da segunda dose, as principais capitais brasileiras estão melhores com 28,61% e 30,92%, respectivamente.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>