Plenário aprova requerimento para secretário Dr Joel Júnior apresentar dados de vacinação a vereadores

Na sessão ordinária híbrida ocorrida ontem, 30, o plenário da Câmara Municipal aprovou o requerimento nº 1075/21, de autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), onde solicita que seja enviado ofício ao prefeito Eduardo Braide (Podemos), com cópia ao secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, para que o gestor participe de sessão com a finalidade de apresentar informações sobre a vacinação contra a Covid-19, na capital maranhense.

Ao defender a proposição, Raimundo Penha disse que São Luís se tornou referência nacional na imunização contra a Covid-19, e avaliou como excelente o trabalho de vacinação na cidade. No entanto, ele assinalou ter visto através de matérias que determinadas regiões da capital podem não ter tido a devida  cobertura vacinal, daí a necessidade de maiores esclarecimento.

“Nós vimos que São Luís já ofertou vacina para pessoas com 18 anos, e por isso, ficamos muito felizes. Mas precisamos saber qual efetivo da nossa população foi vacinado e os que não foram.  Nós sabemos quem são e de onde são? É o conjunto da população vacinada que leva ao sucesso da vacinação. Precisamos saber dos dados sobre a vacinação em São Luís até mesmo para verificarmos se ainda há algo que esta Casa possa fazer”, explicou Penha.

Em aparte, o vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC), se manifestou apresentando dados acerca da vacinação no estado do Maranhão, e também abordou a relevância do Requerimento proposto por Raimundo Penha. Disse ainda ser relevante a ida do secretário para dar as explicações.

“É importante que tenhamos os dados sobre São Luís, e creio que seja relevante a vinda do secretário Joel Nunes para nos dar essas explicações até mesmo para que possamos participar do processo”, assinalou Gutemberg Araújo, dando sugestões de como a Câmara de São Luís e os vereadores poderiam auxiliar no processo de sensibilização da população acerca da importância da vacinação e da finalização do ciclo.

Ao parabenizar Raimundo Penha pela iniciativa, o  presidente Osmar Filho (PDT), disse que a discussão sobre vacinação em São Luís vem em boa hora para a Câmara. “Este é um tema importante. Sabemos que a principal forma de combate à pandemia é por meio da vacinação da população. É preciso que as pessoas tenham consciência disso, e completem o ciclo de vacinação, tomando a primeira e a segunda dose”, assinalou o presidente Osmar Filho  ao avaliar como relevantes as sugestões feitas pelo do vereador Gutemberg Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *