Ministério Público encontra irregularidades no armazenamento de vacinas e doses próximos da perda de validade

O Ministério Público encontrou diversas irregularidades no armazenamento de vacinas no novo prédio da rede de frios do Município de São Luís, localizado na Fonte do Bispo, em inspeção realizada nesta quinta-feira (22). A 19ª Promotoria de Justiça Especializada (2ª de Defesa da Saúde de São Luís) constatou a falta de gerador no estabelecimento, assim como extintores com prazo de validade prestes a vencer. Também foi constatada a presença de três mil doses de vacina da Pfizer com vencimento previsto para 3 de agosto.

A vistoria foi coordenada pela promotora de justiça Maria da Glória Mafra. Diante do problema, a representante do Ministério Público do Maranhão vai solicitar a imediata instalação do gerador ao secretário municipal de Saúde, Joel Nunes. Também vai requerer inspeção do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária do Município para verificar as condições da rede de prevenção de incêndio e pânico e da rede elétrica do local.

A rede de frios guarda e conserva todas as vacinas disponibilizadas pela Prefeitura da capital maranhense. Sobre essa estrutura preventiva, foi verificada a existência de quatro extintores, sendo três com prazo de validade prestes a vencer. Nenhum dos extintores estava acondicionado em suporte adequado.

A respeito das irregularidades encontradas, a promotora de justiça Glória Mafra afirmou que os problemas precisam ser corrigidos urgentemente. “A gente compreende que a mudança é recente, porque o local anterior não era adequado. Mas o novo precisa urgentemente de adequação, porque as vacinas contra a Covid-19, bem como todos os demais imunobiológicos, estão armazenados nesse prédio. Portanto, o prédio necessita de gerador para garantir a conservação das vacinas em caso de falha na rede elétrica”, enfatizou.

Durante a fiscalização, a coordenadora de Imunização de São Luís, Charlene Luso, explicou que a mudança de endereço da rede de frios foi realizada há aproximadamente três semanas e que o gerador não pode ser instalado devido a uma obra no prédio que ainda não foi concluída.

ESTOQUES

Glória Mafra igualmente requereu dados sobre os estoques das diferentes vacinas contra a Covid-19 para a primeira e segunda doses, incluindo quantidade, público-alvo e prazos de validade.

O estoque mais próximo de vencer a validade é um de vacina Pfizer, com 3 mil doses, com vencimento no dia 3 de agosto, que será destinado a jovens e grávidas para primeira e segunda doses.

Foi também apresentado o número de pessoas que perderam a segunda dose na data marcada. Ao todo, 14.211 pessoas não retornaram para tomar a segunda dose de AstraZeneca e 8.259 não voltaram para a aplicação da CoronaVac.

“Precisamos orientar a população que não tomou a segunda dose na data marcada para retornar o mais breve possível para a aplicação da vacina. É preciso ter uma consciência tanto individual quanto coletiva. Somente com a segunda dose é possível alcançar a imunidade”, destacou a promotora.

Outro dado importante que ainda será encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ao Ministério Público é o número de pessoas que ainda vão tomar a segunda dose de cada uma das vacinas. “Temos que saber se essas pessoas realmente vão receber, no dia marcado, a segunda dose da vacina para garantir a imunidade”.

Até o momento, foram vacinadas 672.842 pessoas em São Luís com a primeira dose e 174.734 com a segunda dose.

As informações são do Ministério Público…

3 thoughts on “Ministério Público encontra irregularidades no armazenamento de vacinas e doses próximos da perda de validade

  1. Pergunta que não quer calar: quando o diligente Ministério Público Estadual (MP) fiscalizou ou vai fiscalizar as instalações frigoríficas do Distribuidor de vacinas para todos os municípios, no caso o Estado do Maranhão, através de sua Secretaria de Saúde, comandada pelo diligente advogado Carlos Lula?
    Aguardemos a divulgação do trabalho já realizado ou por realizar pelo MP nesse sentido

  2. Falta a ele e aliados, a coragem de romper com o Governo Dino… simples assim!!! Construir o seu discurso de Oposição…. Não se faz omeletes sem quebrar os ovos…

  3. Parabéns ao MP que fiscalizou tarde o setor pela relevância da pandemia.. Agora isso tem cheiro de fogo amigo.. abre o olho Dr. Joel!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *