Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Imperatriz tem 165 anos de emancipação e 169 anos de fundação. Entenda!

17 de julho de 2021 : 17:39

O município de Imperatriz, segundo maior do Maranhão, festejou na última sexta-feira (16), 169 anos de fundação e nesse ano, a cidade comemora 165 anos de emancipação.

A fundação de Imperatriz se deu em 16 de julho de 1852, três anos depois da partida da expedição que saiu do porto de Belém, em 26 de junho de 1849. Frei Manuel Procópio do Coração de leão, capelão da expedição, foi o fundador da povoação, que recebeu inicialmente o nome oficial de Povoação de Santa Teresa do Tocantins.

Depois de quatro anos, em 1856, a lei nº. 398 criou a Vila de Imperatriz, nome dado em homenagem à imperatriz Teresa Cristina. Com o tempo, sua denominação foi sendo simplificada pela população, havendo documentos anteriores à Abolição em que a vila é mencionada simplesmente como Imperatriz.

Portanto não é errado afirmar que Imperatriz tenha 165 anos de emancipação política, assim como também pode ser afirmado que a cidade tem 169 anos.

Todas as duas datas estão certas, o resto é mimimi…

 

 

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>