Vice-governador Carlos Brandão acompanha a força-tarefa para vacinação em Alcântara

O vice-governador Carlos Brandão esteve no município de Alcântara, nesta segunda-feira (14), junto com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, para acompanhar as ações da força-tarefa que vem sendo executada para vacinar toda a população maior de 18 anos contra a Covid-19. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura de Alcântara, e faz parte das estratégias do Governo do Estado para acelerar a vacinação contra a doença no Maranhão.

A cidade já conta com mais de 15 mil pessoas vacinadas com a primeira dose. O município é caracterizado pela grande presença de quilombolas, um dos grupos inseridos no público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19. A proposta do Governo é, com o cenário oportuno, tornar Alcântara uma das primeiras cidades brasileiras a ter toda a população adulta vacinada.

“O Maranhão é o estado do país com melhor desempenho no combate à Covid-19 e a cidade de Alcântara possui o melhor índice de vacinação. Portanto, nossa intenção é fazer com que aqui seja o município com maior número de imunizados o mais rápido possível. Quero destacar ainda o empenho das equipes de saúde do Estado em parceria com a Prefeitura, pois sem eles não teríamos este resultado que já é um exemplo para o Brasil”, disse o vice-governador Carlos Brandão.

O município de Alcântara faz parte da Região Metropolitana de São Luís e tem população total de 22 mil habitantes. Para alcançar todos os habitantes maiores de 18 anos, as secretarias de Saúde do Estado e do Município uniram forças, principalmente na vacinação da segunda dose.

Para isso, a SES destacou para o município equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). São enfermeiros, aplicadores e digitadores que, em conjunto com os profissionais municipais, estão colaborando para o avanço do processo de vacinação.

O secretário Carlos Lula observou que, nos próximos dias, todo o município deverá ser alcançado com a vacina. “Alcântara vira referência histórica para o Brasil em imunização. O principal motivo deste sucesso é a população e o fato de ela ter acolhido a iniciativa, pois precisamos controlar a doença e não só aqui, mas também no país inteiro e essa é a mensagem que queremos enviar para todo o país, incentivando os estados e municípios a seguirem firmes na vacinação, pois juntos vamos vencer!”, enfatizou.

O prefeito da cidade, Padre William, enfatizou que, em até um mês, todos deverão ter tomado a primeira e a segunda dose. “Alcântara agradece ao Governo do Estado pelo apoio. Somente unidos e firmes no propósito contra o vírus é que iremos vencer a pandemia em busca de dias melhores”, disse o gestor municipal.

O agricultor Antônio Mendes, de 32 anos, aproveitou o ponto de vacinação montado em frente à Unidade Básica de Saúde Caravelas para receber a sua segunda dose. “A expectativa era grande para ser imunizado. A vacina, no momento, é a única arma que temos contra o vírus, por isso é ideal que todos aproveitem a oportunidade e se vacinem”, alertou.

Comunidades Quilombolas 

Alcântara é o município com maior número de quilombos no Brasil. Ao todo são 204 comunidades, onde vivem mais de 3,3 mil famílias. A Comunidade Quilombola Peroba, localizada a 35km da sede do município foi uma das contempladas com a ação de vacinação nesta segunda-feira (14). Lá residem aproximadamente 650 pessoas, 500 destas maiores de 18 anos.

Membro da Comunidade Peroba, Vicente Amaral Rodrigues, de 71 anos, disse ter sido um grande passo para a população quilombola de Alcântara. “Nessa pandemia em que estamos vivendo, nós ficamos com medo, mas com a vacina podemos nos sentir mais confiantes para andar no meio da sociedade. Eu espero que essa vacina chegue a mais pessoas, assim como chegou até a gente”, pediu Vicente.

1 thought on “Vice-governador Carlos Brandão acompanha a força-tarefa para vacinação em Alcântara

  1. “O Maranhão é o estado do país com melhor desempenho no combate à Covid-19 e a cidade de Alcântara possui o melhor índice de vacinação.”
    Cabra Mentiroso, esse Vice Governador Brandão
    A Cara não Treme
    Já em campanha para as Eleições de 2022 para Governador
    Precisa combinar com o Eleitor Maranhense
    Bom que o Ministério Público acorde e fique atento a campanhas antecipadas. Seria pedir muito ao MP do Maranhão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *