Maranhão recebe 72.540 doses da Pfizer exclusivas para pessoas com comorbidades, gestantes e profissionais da educação

O Ministério da Saúde fez um novo repasse de doses da Pfizer ao estado do Maranhão. Nesta terça-feira (8), chega ao aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado um novo lote com 72.540 doses de vacinas. De acordo com o documento emitido pelo SUS, esses imunizantes vão ser exclusivos para pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, trabalhadores da educação do ensino básico, membros das Forças de Segurança e do transporte áereo.

O Maranhão já recebeu 77 mil doses da vacina Pfizer e 68.204 foram aplicadas de acordo com dados da Secretaria estadual de Saúde.

O novo lote chega às 16h no aeroporto de São Luís, oriundo do Centro de Distribuição de Guarulhos, em São Paulo.

Com a chegada das novas doses, a expectativa é pela expansão da imunização no interior. No fim do mês passado, por recomendação da fabricante, as regras para acondicionamento da vacina foram flexibilizadas.

Antes usadas somente nas capitais, o imunizante suporta deslocamentos de até duas horas e meia, sem prejuízos. O manuseio em temperatura média de dois a oito graus Celsius pode ocorrer de cinco a 31 dias.

Desta vez, os imunobiológicos serão distribuídos na Grande Ilha de São Luís, Chapadinha, Rosário, Timon, Caxias, Balsas, Itapecuru, Codó, Imperatriz, Presidente Dutra, Barra do Corda, São João dos Patos, Pedreiras, Zé Doca, Santa Inês, Pinheiro, Açailândia, Bacabal e Viana. Nestas localidades, as Regionais de Saúde dispõem de estrutura para manter o resfriamento das doses.

*Com informações do blog do Gilberto Leda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *