Leonardo Sá solicita implantação da ‘Casa do Idoso’ em todo o Maranhão

Nesta terça-feira (15), Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o médico e deputado estadual Dr. Leonardo Sá (PL) solicitou a implantação da ‘Casa do Idoso’ em todo o Maranhão, via Lei 11.075/2019, sancionada pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e fruto do Projeto de Lei 196/2019, de sua autoria.

Em tempos de pandemia, conforme o parlamentar, a data ganha ainda mais relevância devido ao aumento das denúncias de crimes contra pessoas fragilizadas, que sofrem negligência, abandono, abuso, violência física e psicológica, muitas das vezes em virtude de estarem acompanhadas por pessoas não capacitadas para cuidarem delas nesta fase da vida.

A ‘Casa do Idoso’, que já é lei em todo o estado, prevê um ambiente em que pessoas da terceira idade possam ficar durante o dia, com acompanhamento médico e podendo realizar atividades voltadas para seu bem-estar, enquanto seus tutores trabalham. À noite, elas retornam aos seus lares para o convívio com seus familiares.

Pelo fato de os idosos fazerem parte do grupo de risco, as ações em prol da ‘Casa do Idoso’ foram adiadas, em virtude do distanciamento social. Assim que as atividades em sociedade voltarem ao normal, o governo poderá iniciar o projeto e delimitar as condições de funcionamento, para minimizar a violência doméstica contra a pessoa idosa.

“A ‘Casa do Idoso’, fruto de nosso projeto de lei, surgiu da necessidade de proporcionar uma qualidade de vida melhor a pessoas dessa faixa-etária. Com a pandemia e o isolamento social deste grupo de risco, este projeto foi adiado. Lembrando que é de suma importância minimizar a violência contra a pessoa idosa. Durante o período, elas teriam o auxílio dos profissionais de saúde e fariam atividades apropriadas para suas idades. Ao final do dia, retornariam aos seus lares, para o convívio com os familiares. Espero que, em breve, isto seja uma realidade em todo o nosso estado”, declarou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *