Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Capacetes Elmos são doados ao HU-UFMA

27 de junho de 2021 : 15:56

Entre tantos atos de solidariedade presenciados na pandemia, o Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Ebserh, pôde novamente ser contemplado com os frutos da generosidade. Dessa vez, foi com a doação de 30 capacetes elmos, dispositivo desenvolvido para oferecer oxigênio em alto fluxo para pacientes internados com insuficiência respiratória aguda por Covid-19. Os novos equipamentos foram doados pelo Rotary Club em evento simbólico realizado na tarde desta quinta-feira, 17, no auditório da Unidade Presidente Dutra.

Representantes do Rotary Club fizeram questão de realizar a entrega dos capacetes para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages e a equipe de governança do hospital. Teve a participação também no formato online do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho e do governador do Distrito 4490 do Rotary, Renê Ribeiro da Cruz.  

A iniciativa solidária integra o projeto “Elmo – Ar para quem precisa”, desenvolvido pelo Rotary Club Fortaleza Alagadiço em parceria com dois distritos do Estados Unidos.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, destacou a alegria em ter o HU-UFMA como um dos hospitais contemplados “ A todos vocês a nossa alegria, a nossa satisfação e a nossa gratidão por essa grande iniciativa que tomaram em colegiado. O Hospital Universitário é uma potência científica de atendimento em saúde e esses equipamentos são extremamente necessários nesse momento tão terrível que estamos vivendo, com tantas vidas ceifadas. Que estejamos juntos em outras parcerias, sempre ajudando o próximo, seja na educação ou salvando vidas”.

Para a superintendente, Joyce Santos Lages esse momento é de comunhão, pois são duas instituições que hoje dão as mãos. “Os equipamentos que vocês doam hoje beneficiarão muitos pacientes. Vamos nos dispor, com a nossa expertise, a ajudar os municípios que necessitarem de ajuda técnica para uso do equipamento. Essa ajuda veio em uma hora muito precisa e fundamental”.  

O governador do Distrito 4490 do Rotary, Renê Ribeiro da Cruz explicou como eles se organizaram para dar vida a essa iniciativa “ Acertamos em fazer essa doação ao HU, como resultado do projeto feito pelo Rotary Club Alagadiço que iniciou em fevereiro e conseguiu juntar 44 mil dólares para a compra dos 150 capacetes Elmos feitos em Fortaleza pelo projeto Salvando Vidas. Serão 30 capacetes entregues ao HU e ficamos muito felizes com essa doação que ajudará a salvar muitas vidas. Segundo estudos feitos pela Anvisa, aponta que 61% dos pacientes acometidos pela Covid, que usam o Elmo não precisam de intubação. Então só tenho a agradecer aos companheiros por participarem desse grande projeto” 

A governadora do Distrito 4490 ano rotário 2008-09 Eulália das Neves Ferreira agradeceu a parceria de todos “ Quero agradecer a atenção do reitor por providenciar em um curto tempo toda a documentação necessária para viabilizar essa doação e quero agradecer também aos companheiros do Rotary que não mediram esforços para essa aquisição que irá beneficiar muita gente. ”

Estiveram presentes também a presidente do Rotary Club São Luís Praia Grande, Solange de Almeida Bacelar; a presidente do Rotary Club São Luís João Paulo, Ana Lúcia Zamdomeneghi; o presidente do Rotary Club São Luís, João Batista Filho; Francisco Claudivan Ferreira da Silva do Rotary Club São Luís São Francisco, Maria Lúcia Ferreira do Rotary Club São Luís Anil, Célia de Jesus Baldez e Haroldo Rodrigues Ferreira do Rotary Club São Luís João Paulo.

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. 

Em 2013, a UFMA assinou o contrato com a Ebserh, cuja criação integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.  A Ebserh passou a ser a responsável pela gestão do HU-UFMA, assumindo a coordenação e avaliação da execução das atividades do hospital; apoiando tecnicamente à elaboração de instrumentos de melhoria da gestão, além da distribuição de recursos para melhoria dos serviços prestados.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>