Aprovado pedido de Eliziane Gama para debater vulnerabilidade social de órfãos da Covid-19

A Comissão Temporária da Covid-19 aprovou nesta segunda-feira (14), por unanimidade,  requerimento da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA)  para debater em audiência pública  a vulnerabilidade  de órfãos da Covid-19 em situação de vulnerabilidade social.

No pedido, a líder do bloco parlamentar Senado Independente alertou para a gravidade da situação  diante  de milhares de mortes registradas por  Covid-19 que atingiram brasileiros com 60 anos provedores de família.  Eliziane Gama criticou a inação governamental para resolver o problema.

 “A situação dessa população vulnerável se agrava a cada dia, com o recrudescimento da pandemia, pela inércia governamental que até agora não apresentou medida  para atender essas crianças e adolescentes. Conclamo o  Congresso Nacional encontrar solução para, pelo menos, amenizar este grave problema e socorrer essas vítimas da covid”, afirmou.

Eliziane Gama citou ainda o estudo “Os Dependentes da Renda dos Idosos e o Coronavírus: órfãos ou novos pobres?”,  da economista Ana Amélia Camarano, técnica do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), de julho de 2020, prevendo que com a persistência da Covid-19 em patamar de mil de óbitos por dia, levaria o Brasil a ter cerca de 4 milhões de adultos e 1 milhão de crianças estado de  pobreza devido  à perda de idosos que sustentavam suas famílias.

Convidados

A senadora Eliziane Gama convidou para participar da audiência o  promotor de Justiça da Infância e da Juventude de São Luís (MA), Márcio Thadeu Silva Marques; e o  jornalista Walberto Maciel, que apresentou a ideia legislativa no portal “e-Cidadania” para a criação de um fundo de amparo aos órfãos da Covid.

Walberto também é autor do livro digital “Órfãos da Covid-19”, cujo lucro com a venda é repassado a instituições que ajudam crianças orfanadas pela doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *