Já são 39 pacientes transferidos de Manaus para o HU-UFMA

Mais 16 pacientes chegam ao Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, na noite desta terça-feira, 19/01. Dessa forma, sobe para um total de 39 o número de pacientes transferidos de Manaus para São Luís. Destes, 12 chegaram na última sexta-feira, 15/01 e 11 no último sábado, 16/01.

Com a coordenação do Ministério da Saúde (MS), uma rede de apoio foi criada em todo o país para receber os pacientes de Manaus com Covid-19 que não encontram mais vagas para internação na capital amazonense. Na tarde da última quinta-feira, 14/01, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde disponibilizando, aproximadamente, 150 leitos distribuídos em nove hospitais universitários federais que fazem parte da Rede Ebserh a fim de ajudar o estado.

Com a mobilização de mais de 100 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais áreas de apoio para atender os pacientes transferidos de Manaus, os pacientes chegam ao hospital e são internados em enfermaria que estão devidamente equipados com monitores multiparamétricos e ventiladores mecânicos.

Além de todo o apoio assistencial, não faltam ações humanizadas para receber de forma acolhedora os pacientes. Desde mensagens de carinho na chegada ao hospital até a possibilidade de vídeo chamadas e televisita com as famílias para tentar diminuir a saudade e possibilitar aos familiares saber todas as informações sobre o estado de saúde do seu ente querido.

Em todas as transferências uma equipe do hospital recebe os pacientes ainda no aeroporto, entre eles a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages. Ela destaca a importância em fazer parte dessa rede de solidariedade “Estamos todos empenhados, MEC, Ebserh e UFMA, para apoiar esta ação que entendemos ser de suma importância para a vida humana”.

Paralelo a isso, o HU-UFMA doou mais de 400 mil reais entre os itens: medicamentos, materiais médico-hospitalares e equipamentos de proteção individual (EPI’s). Todo o material foi separado e embalado no almoxarifado da Unidade Materno Infantil. O montante pesou quase quatro toneladas, totalizando 21 paletes com aproximadamente 42 metros cúbicos de área.

Outros hospitais da rede que receberão pacientes são: Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN); Hospital Universitário de Brasília da Universidade Federal de Brasília (HUB-UnB); Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI); Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB); Hospital Universitário da Universidade Federal de Goiânia (HC-UFG); Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC); Hospital Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (HU-UFPE) e no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL). Dos 150 leitos, 22 são de UTI e os demais de enfermaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *