Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão. Qual o papel do cidadão?

21 de dezembro de 2020 : 14:17

Por Weliton Resende

É por meio do orçamento público que o Estado pratica os seus atos de governo. Como, por exemplo, realiza obras, paga servidores ativos e aposentados e compra medicamentos para o enfrentamento da Covid-19.

Portanto, é imprescindível o controle social do orçamento público. Não dizem que o gado só engorda quando o dono está olhando? Com o dinheiro público é a mesma coisa. Nós somos os “donos” do orçamento porque ele sai dos nossos bolsos por meio do pagamento dos impostos. Todas às vezes que você compra arroz ou paga a conta de energia elétrica tem imposto embutido lá (ICMS).

Assim, a sociedade deve acompanhar diariamente o portal da transparência e o diário oficial para verificar onde estão sendo aplicados os recursos públicos. Quando a sociedade acompanha, o gasto público é realizado com mais qualidade e todos se beneficiam. Em tempo, o orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão foi de R$ 21, 5 bilhões.

O orçamento é peça importante para reduzir as desigualdades sociais do Estado e ferramenta poderosa de inclusão e justiça social.

Resende é auditor federal, vencedor do Prêmio Innovare e mestrando em Desenvolvimento Regional.

Um comentário em “Orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão. Qual o papel do cidadão?”

  1. 2 anos atrás  

    O controle social ajuda a melhorar a qualidade do gasto público.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>