Proposta de Karla Sarney pode zerar abandono escolar na rede municipal

A evasão escolar tem sido apontada como o principal problema da educação pública no período que irá preceder a pandemia. Segundo especialista, o retorno às aulas será um desafio. Pensando nesse problema a advogada Karla Sarney (PSD), candidata a vereadora, pretende apresentar uma proposta arrojada de combate ao abandono dos estudos por crianças e adolescentes em São Luís.

A proposta de Karla consiste na instalação de pontos eletrônicos em todas as escolas da rede municipal de São Luís que dariam a pais e responsáveis a possibilidade de verificar a presença dos filhos em tempo real. Além disso, seriam enviados relatórios mensais de presença pelos Correios a famílias que não tenham acesso à Internet.

“Hoje em dia muitos pais e mães, por trabalharem o dia inteiro, não dispõem de recursos para acompanharem os filhos. A Prefeitura tem que achar e disponibilizar, as soluções para isso. A digitalização e automatização do sistema de presença seria de grande ajuda a esses país”, explicou Karla.

Segundo Karla, as escolas da rede municipal iriam substituir as tradicionais cadernetas por um sistema informatizado. “O aluno iria se identificar através de sua digital dentro da escola. O sistema seria em tempo real e os pais que desejassem seriam avisados por notificação. Os professores, inclusive, iriam lançar as notas e observações neste sistema. Em convênio com os Correios iriamos mandar relatórios mensais de desempenho aos pais que não tenham acesso à Internet, os demais, receberiam por email. É preciso que nos adequemos aos tempos atuais. A economia de material e tempo, seria significativa e, com isso, poderíamos nos dedicar à qualidade da educação”, disse Karla.

Como forma de assegurar mais segurança às crianças, Karla Sarney também propõe que sejam criados filtros que enviem informações de crianças com desempenho abaixo do desejado a conselhos tutelares. “Isso daria a eles (conselhos) um norteador para desempenhar a função de assistência social a essas crianças”, explicou a candidata.

Segundo Karla, o objetivo da proposta é cobrir toda a rede escolar municipal até 2024 e diminuir em mais de 80% as atuais taxas de evasão escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *