Opinião: Algumas razões por que APOIO E VOTO em Rubens Júnior e Honorato para a Prefeitura de São Luís

Rita Luna Moraes

Com quase 60 anos e, desde os 18, estudando, analisando e aprendendo os caminhos da atuação política, que fazem a vida real acontecer, posso dizer que já vi muita coisa nesta nossa querida cidade (um espelho, sem dúvida, do que representam nosso Estado e país).

Há algum tempo, estou cansada. Digo aos companheiros e companheiras de jornada, de antes e de agora, que eu esperava, na minha velhice, não precisasse mais lutar por direitos básicos. Ou, ao menos, não fosse pelos mesmos direitos.

Eis que a história vem e dá de cambalhota! Continuamos a luta pela terra, pelo trabalho digno e por justiça social. E, com contornos ainda mais assustadores, porque, desde 2013, estamos vindo ladeira abaixo. Décadas perdidas e gerações desesperançadas.

AMO São Luís. Aqui nasci e me criei. Ando a pé pela cidade. Vivi intensamente sua noite. Reclamo do transporte coletivo há anos.

Trabalhei como Assistente Social na saúde da Mulher e da Criança/Adolescente; como técnica em planejamento/orçamento e desenvolvimento econômico (a ideia das feirinhas livres nasceu de nossa equipe nos anos 90), transitei pela formulação dos editais para ações na cultura (especialmente, aquelas invisíveis).

Tenho orgulho do que fiz até aqui para contribuir na conquista de uma cidade que atenda às pessoas e que as valorize como capital mais importante de sua existência histórica.

Mais uma vez, somos chamados à eleição de seus dirigentes, a quem confiamos, por alguns anos, a condução de seus destinos. Não é possível ficar de fora. A omissão nunca fez parte da minha vida. Sempre tive lado! E é pela esquerda, sim! Sempre!
O que conquistamos como direitos básicos está sendo destruído, pelo Governo Civil-Militar, à frente Bolsonaro e Mourão. E resistimos e devemos nos contrapor, em todos os níveis. A eleição é somente um momento. Importante. Mas a luta é diária. Deve compreender as populações que estão sendo empobrecidas ainda mais e, por elas, dedicarmos os nossos melhores esforços.
Em nosso Estado, desde 2015, trabalho e estou ativa nas conquistas por avanços nos índices de desenvolvimento humano e por espaços de participação popular. Sob a liderança de *Flávio Dino*, sigo em luta para que continuemos nessas conquistas e alcancemos outras, na esteira ampla dos direitos humanos, priorizando a educação, a saúde e a agricultura familiar.

São Luís, capital do Estado, precisa avançar na superação de seus problemas crônicos e destinar às futuras gerações uma cidade inclusiva para as pessoas com deficiências, moradia digna, a valorização da cultura, o respeito às pessoas de suas periferias e acesso digital amplo nas praças reformadas e ambientes públicos.

Dos candidatos que se apresentam para governar nossa cidade, acredito que *Rubens Júnior e Honorato* tem credenciais para ouvir esses reclamos em defesa dos que mais precisam ver seus direitos respeitados. E podem agir para fazer avançar.

Acompanho a trajetória política de Rubens Júnior e suas posições até aqui demonstram que estou do lado certo da história ao apoiá-lo. Não o conheço, pessoalmente, mas também outras pessoas de referência, como o companheiro *Chico Gonçalves*, me ajudaram a decidir.

Conheço Honorato desde que ele era criança, pois é filho da saudosa e querida Professora de Serviço Social, militante histórica do movimento de mulheres e ativista política, Ieda Batista, uma referência de vida para tantos que a conheceram e sabem de seu legado. Sua experiência como Vereador de São Luís, certamente, lhe dá a capacidade de saber do que precisamos e contribuir para que os avanços se façam.
Estou disponível para mobilizar, votar e cobrar, como sempre fiz até hoje.

Mais uma vez, é hora de Guarnicê!

3 thoughts on “Opinião: Algumas razões por que APOIO E VOTO em Rubens Júnior e Honorato para a Prefeitura de São Luís

  1. Problema teu.
    Eu só li o título da matéria, porque abri o bolologue do É mi. Ninguém merece….
    Vai te a porra, tu e teu voto nessa porra desse candidato.

  2. Tanto faz a sua opinião, os dois vão afundar juntos,esse Rubens e tão fraco quanto o pai,que foi um deles deputado, e Honorato embarcando nessa aventura fadada ao fracasso vai perder o mandato de Vereador,um petista a menos na Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *