Equipe médica do Hospital Materno Infantil de Pinheiro realiza primeira cesariana em grávida com Covid-19

Na noite desta quinta-feira (02), a equipe médica, do Hospital Municipal Materno Infantil Nossa Senhora das Mercês, realizou a primeira cesariana em gestante com vírus ativo da COVID-19.
O procedimento foi necessário, pois a gestante apresentou quadro clínico que preocupou os médicos, que ao constatarem Líquido Amniótico reduzido não viram outra alternativa.

A equipe de plantão seguindo os protocolos de segurança estabelecido pela própria maternidade, seguindo as orientações da Organização mundial da Saúde, no uso correto dos equipamentos de proteção individual, seguiram com a gestante para o centro cirúrgico.

“Estávamos preocupados com o possível agravamento do quadro do bebê, a cirurgia cesariana foi realizada tendo em mente que a mãe é paciente de risco e que precisa de todos os cuidados necessários. Tudo ocorreu bem, conseguimos trazer mais uma criança ao mundo, mais uma mãe está com o filho nos braços e isso nos deixa muito felizes”, explicou José Machado, um dos médicos de plantão naquela noite.

A cirurgia ocorreu sem nenhuma complicação, o bebê assim que nasceu foi entregue ao pediatra, que avaliou seu estado clínico e para alívio de todos passa bem.

“O Hospital está preparado para esse tipo de situação, temos uma excelente equipe médica, nossas pacientes estão bem assistidas, a diferença  está  aí mais duas vidas salvas”, disse Denise Miranda, diretora do Materno Infantil.

A paciente é Pinheirense, iniciou pré natal assistida pela Equipe de Saúde da Família (ESF), foi encaminha ao programa ‘Alô bebê’ por apresentar fator Rh- e incompatível com o companheiro, situação que pode promover problemas gestacionais. Após testar positivo para a Covid-19 o acompanhamento do caso foi mais rigoroso, tendo em vista que nas últimas semanas, grávidas e puérperas – que tiveram filhos recentemente -, foram incluídas no grupo de risco para a Covid-19.

Mãe e filho passam bem, recebendo todo apoio e assistência da equipe médica. Após a alta a paciente permanecerá sendo acompanhada pela equipe do Alô Bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *