Deputado estadual Zé Gentil morre aos 80 anos por complicações da covid-19

Caxias está de luto! Morreu às 4h45 desta segunda-feira (15), o deputado José Gentil Rosa, mais conhecido como Zé Gentil, informação esta confirmada pela assessoria do parlamentar. Ele estava hospitalizado desde o domingo dia 7 de junho, no Hospital Unimed de Teresina.

Por conta da covid-19 não vai haver velório e o enterro será no Cemitério de São Benedito em frente à praça da Chapada em Caxias às 9h, sem a presença de visitantes.

Ao longo da semana ele apresentou melhora no seu quadro clínico, gerando muito otimismo em uma possível reversão do seu quadro, porém no domingo teve uma parada cardiorrespiratória e seu estado de saúde piorou muito.

Zé Gentil estava em isolamento social em Caxias desde o início da pandemia, mas mesmo assim acabou contraindo a doença e por conta de suas comorbidades – diabetes, hipertensão e doença renal crônica – a covid-19 foi muito mais agressiva.

O parlamentar estava no seu quarto mandato como deputado estadual, exerceu a função em 1987 a 1991, 1991 a 1995 e 1995 a 1999. Antes tinha sido eleito vereador de Caxias em 1982.

Pai do prefeito de Caxias, Fábio Gentil. Zé Gentil estava vivendo o auge do seu grupo político que caminha para uma reeleição tranquila na cidade.

Ao assumir o mandato em 2019, Zé Gentil ganhou destaque com aprovação do projeto RG+.

Em seu lugar na Assembleia Legislativa, assume em definitivo o mandato o deputado estadual Edivaldo Holanda Braga que está no parlamento em substituição a Marcelo Tavares que assumiu a Casa Civil.

Caso o parlamento mantenha-se com o afastamento de Marcelo Tavares, Marcio Honaiser e Ana do Gás, a enfermeira Valeria Macedo passa a assumir uma vaga por subir para terceira suplência, Ariston e Zito Rolim são os outros dois suplentes no exercício do mandato.

Vale lembrar que a cidade de Caxias volta ser abalada pela perda de um líder político. No início de 2018, Humberto Coutinho morreu no exercício da presidência da Assembleia Legislativa em decorrência de complicações do câncer.

5 thoughts on “Deputado estadual Zé Gentil morre aos 80 anos por complicações da covid-19

  1. Muito triste para todos…a Família Farias a quem ele pertencia, também, teve o privilégio de conviver de perto com ele e conhecer todas suas virtudes. A região dos cocais perde um líder político de importância e Caxias seu maior entusiasta. Deus o receba !!!

  2. Uma grande perda para o Maranhão. O Deputado Zé Gentil fará muita falta. Homem íntegro que nunca esqueceu sua origem ,seus familiares e amigos.

  3. Nossas condolências a todos os familiares sentiremos muito sua ausência e também saudades que Deus o tenha.
    Descanse em paz.😔Família Farias enlutada.

  4. Foi com muita tristeza que recebemos a noticia do falecimento do nosso primo Ze Gentil. Estávamos todos contando com o seu restabelecimento, pois a evolução positiva de seu estado de saúde era um fato e infelizmente neste domingo seu quadro se agravou. Sem duvida alguma uma grande perda para seus filhos, esposa e municípios de Codó, Caxias e Aldeias Altas região que tão bem representou na política, onde exerceu uma liderança importante e sensível por vários mandatos.
    O povoado de Sao Miguel que tanto gostava de estar e onde era tão bem recebido junto com todos da sua família lamenta profundamente a sua passagem e pedimos ao Nosso Senhor Jesus Cristo que o acolha no seu reino e lhe dê o descanso eterno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *