Presidente da Fundação Palmares exalta Princesa Isabel e chama Zumbi de “falso herói”

Folha de São Paulo

Sérgio Camargo, escolhido por Jair Bolsonaro para o cargo de presidente da Fundação Palmares, escolheu o 13 de maio para prestar homenagem à princesa Isabel e para “revelar a verdade” sobre Zumbi no site da instituição. Durante a madrugada, um artigo sobre a monarca foi colocado em destaque na homepage da instituição. Camargo diz que os textos sobre Zumbi serão publicados ao longo do dia.

A data escolhida, dia em que a Lei Áurea completa 132 anos, tem objetivo de polemizar com os movimentos negros, que exaltam em contraste o 20 de novembro, data da morte de Zumbi e Dia da Consciência Negra.

Camargo já chamou Zumbi de “falso herói” em outras ocasiões e já exaltou a figura da princesa, cuja importância é relativizada por parte da significativa das lideranças negras.

A comemoração do 13 de maio é criticada por não ter implicado em libertação de fato da população negra, que não teve oportunidades de inserção social na sequência da abolição.

Além disso, ao colocar em relevo a figura da princesa, diminui a participação de outros protagonistas da luta pelo fim da escravidão.

Leia aqui: A verdade sobre Zumbi dos Palmares

Por que lembrar, em 13 de maio, a Princesa Isabel do Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *