Prefeito Hilton Gonçalo vistoria unidades de saúde em Santa Rita

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, vistoriou no sábado (30), três Unidades Básicas de Saúde do município. Na oportunidade, o gestor que também é médico foi acompanhar in loco, os atendimentos, assim como as estruturas das unidades de saúde para atendimento da população de forma geral. O foco está voltado para o combate do novo coronavírus, tanto que seis UBS´s e o Hospital Maria Helena Freire estão sendo referência no atendimento, porém outras UBS´s foram destinadas para atendimento de pessoas que não possuem sintomas gripais.

Na UBS do bairro Cinco Estrelas, está instalado o posto avançado que funciona como retaguarda ao Hospital Maria Helena Freire. A unidade está funcionando 24 horas e oferece atendimento imediato aos suspeitos e diagnosticados com o novo coronavírus. Na próxima semana, um leito de Terapia Intensiva será instalado na unidade.

O médico Yoanys Rnogueira, responsável pelo plantão de sábado, comemorou o fato de não ter ninguém internado na unidade, mas que todos os procedimentos estão sendo feitos na unidade para tratamento da FASE 1 E FASE 2 da covid-19, inclusive com administração de remédios de forma gratuita como ivermectina, claritromicina (azitromicina) e se for o caso, a hidroxicloroquina.

Nas UBS´s do bairro Gonçalo e do Cariongo, as quais foram visitadas pelo prefeito Hilton Gonçalo, elas estão funcionando como centro de especialidades e não atendem pacientes com sintomas gripais. O gestor explicou que é necessário fazer essa divisão com intuito de impedir uma contaminação de pacientes com problemas já estabelecidos como diabetes, hipertensão e outros problemas. Nas duas unidades, leitos já foram montados para caso, os pacientes precisam passar por observação.

Hilton Gonçalo destacou que toda medicação utilizada no combate ao novo coronavírus está disponível em Santa Rita e é oferecida de forma gratuita a população. Assim como também foi ampliada a estrutura do SAMU que conta com uma UTI móvel e quatro ambulâncias, uma instalada na UBS do povoado Placa de Recurso que fica na divisa com Bacabeira.

1 thought on “Prefeito Hilton Gonçalo vistoria unidades de saúde em Santa Rita

  1. A imagem fala por si. Material de tnt pra proteção dos profissionais. Além dos baixos valores pagos aos profissionais, principalmente os médicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *