Médicos que exercem função de deputado estadual se dividem sobre uso da cloroquina

O país está dividido em uma polêmica quanto ao uso da cloroquina para doentes da covid-19. O presidente Jair Bolsonaro é um ferrenho defensor, porém os últimos dois ministros da Saúde – Luís Henrique Mandetta e Nelson Teich – discordam do chefe da República e acabaram deixando o cargo. O Blog Diego Emir procurou saber a opinião de deputados estaduais quanto ao uso do medicamento.

Na atual composição do parlamento maranhense, existem sete profissionais da medicina e apenas a médica Thaiza Hortegal ainda não se manifestou sobre o uso do medicamento.

Veja a opinião de cada um:

Antônio Pereira – DEM – Favorável ao uso da cloroquina, declarou nesta segunda-feira (18), em sessão remota na Assembleia Legislativa.

Arnaldo Melo – MDB – “Favorável na primeira fase. É Grande o número de pacientes que se curaram.Os efeitos colaterais, são menores que o benefício. Precisa avaliação médica. Principalmente cardiológica”

Cleide Coutinho – PSB -“Cabe aos médicos avaliarem e aplicarem a medicação compatível com a patologia” e disse acompanhar o pensamento do governador Flávio Dino

Helena Duailibe – SDD – “Sou contra. Os estudos indicam que não tem eficácia”

Leonardo Sá – PL – “Deve ser usada e prescrita em pacientes que não tenham problemas cardíacos, pra diminuir os efeitos colaterais, não em larga escala sem avaliação médica prévia, eu uso nos meus pacientes que não possuem problemas cardíacos prévios, logo no início da doença , nunca perdi um paciente ou tive efeito colateral com a droga , uso a Hidroxicloriquina que é menos tóxica do que a cloroquina, associado a azitromicina e zinco , e em pacientes que não respondem podemos utilizar ivetmectina, Anita , pacientes que começam a comprometer o pulmão início prednisona e se tiver alguma dispneia iniciamos também o Clexane”.

Thaiza Hortegal – A deputada não se posicionou sobre o assunto até o momento, porém, ela já solicitou junto a Secretaria estadual de Saúde, os remédios para distribuição na rede pública de saúde de Chapadinha e Pinheiro.

Yglesio Moyses – “Inócuo. O remédio não funciona. Fizeram um debate político em algo que o mundo inteiro, os países desenvolvidos já abandonaram”

 

2 thoughts on “Médicos que exercem função de deputado estadual se dividem sobre uso da cloroquina

  1. Yglesio você não tem acompanhado os estudos e experimentos que vem acontecendo no mundo,mais não precisa ir longe vá no Piauí que você vai ver a eficácia desses medicamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *