Contra aglomerações, Duarte Jr propõe a ampliação do horário em supermercados do Maranhão

Diante das notícias sobre aglomerações de pessoas em supermercados do Maranhão, o deputado estadual Duarte Jr (Republicanos) protocolou na Assembleia Legislativa uma indicação parlamentar solicitando a ampliação do horário de atendimento em supermercados. O objetivo é tentar diminuir o fluxo de pessoas, diluindo a presença de consumidores em horários diferentes ao longo do dia.

A indicação será encaminhada por meio da Assembleia para o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Maranhão, que deverá repassar a medida para supermercados, hipermercados e mercados de todo o Estado.

Duarte Jr informa que estes estabelecimentos já possuem autorização permanente para funcionar em horário livre, incluindo feriados e domingos. “No entanto, nesse momento de pandemia, é preciso seguir à risca as recomendações da Organização Mundial da Saúde quanto à distância segura entre as pessoas como forma de evitar a contaminação pelo coronavírus”, alerta o deputado.

“Além disso, minha indicação também tem como base o Decreto Estadual nº 35.731/2020, no qual o governador Flávio Dino proíbe expressamente qualquer tipo de aglomeração de pessoas em locais públicos e privados. Ampliando o horário de atendimento, os supermercados e demais estabelecimentos podem ajudar a diminuir o fluxo de pessoas, com atendimento diluído ao longo do dia”, acrescenta Duarte.

O deputado alerta também que a medida não deve causar prejuízos à jornada de trabalho dos funcionários. Além disso, os supermercados devem adotar políticas de conscientização dos consumidores de modo a evitar a formação de aglomerações nos estabelecimentos.

“É uma questão de cuidado consigo mesmo e com o próximo. Todos temos grandes responsabilidades diante dessa pandemia, já que o coronavírus ainda não tem uma vacina ou uma cura. Por isso, mais do que nunca, é preciso incentivar o consumo de forma responsável. Agir assim é minimizar os sérios riscos de contaminação de consumidores e dos funcionários dos estabelecimentos”, finaliza o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *