Restaurante Cabana do Sol anuncia 70 demissões; Mais de 5 mil perderam emprego

Um dos mais tradicionais restaurantes do Maranhão, o Cabana do Sol anunciou nesta segunda-feira (13), a demissão de 70 funcionários, mas esse número pode chegar até 150 contratos de trabalho interrompidos. O estabelecimento possui duas unidades em São Luís e uma Imperatriz, totalizando mais de 300 trabalhadores, porém em decorrência da pandemia global covid-19 e o isolamento social anunciado pelo Governo do Estado, os restaurantes tiveram que encerrar o atendimento presencial, permanecendo apenas o delivery e a entrega expressa.

O restaurante Cabana do Sol é mais um que se junta aos demais estabelecimentos que tem processado demissões em razão da crise do covid-19. De acordo com informações da Abrasel, mais de cinco mil pessoas já perderam seu emprego em bares e restaurantes.

Além da Cabana do Sol, os restaurantes Feijão de Corda e Flor de Vinagreira, anunciaram a demissão de 50 funcionários; o dono da franquia Bob´s em São Luís, demitiu 45 trabalhadores; a Pizzaria Vignoli despediu 40 colaboradores; a churrascaria Sal e Brasa comunicou 80 demissões. As lanchonetes Bulldog e a pizzaria Novo Giotto também vão anunciar demissões nesta segunda-feira (13).

De acordo com o Sindicato dos Bares e Restaurantes, 280 estabelecimentos estavam funcionando em São Luís, antes das medidas de isolamento social, mas muitos, principalmente os pequenos, aqueles que trabalham com hamburger artesanal, hot dog e similares, devem fechar as portas.

A FECOMÉRCIO informa que ainda não tem números das demissões e falências de empresas no Maranhão, mas até janeiro de 2020, cerca de 140 mil pessoas estavam empregadas com carteira assinada no setor de bares e restaurantes, assim como em hotéis de São Luís.

38 thoughts on “Restaurante Cabana do Sol anuncia 70 demissões; Mais de 5 mil perderam emprego

  1. Toda hora vocês ficam alardeando isso direto sei que vocês fazem parte da trupe bolsonarista mais tem que calma a vida e mais importante que que adianta abrir comercio agora? o povo não tem dinheiro

  2. O problema é q o texto direciona a culpa dessas demissões á pandemia e ao Governo do Estado. Se tivesse dito apenas por conta da epidemia, não teria parecido opinião de cunho político. Será se da pra entender q o isolamento está sendo feito em todo o mundo e não só no Maranhão. Sabemos q muitas empresas estão tendo dificuldades, mas ao invés de criticar as atitudes pq não escreve uma solução para o problema.

  3. Esses restaurantes vinham tendo altíssimos lucros. Uma pessoa que ia em um estabelecimento desse gastava em média 200 reais (sendo muito modesta). Um prato custava/custa o “olho da cara” e eles não podem entrar em acordo com os funcionários nem por 2 ou 3 meses? Nojo desse empresariado.

  4. O mais importante é que o governador está seguro no palácio dos leoes. Ele estando seguro estamos inseguros. Isso que importa. Os amigos do governador também estão seguro não sei até quando.

  5. E num passe de mágica após o isolamento social o covid-19 irá arrumar sua trouxinha e retornar para China.
    Por quê? então o H1N1 continua ceifando vidas?

  6. Conheço o time cabana do sol há muito tempo, sei da dedicação dos proprietários com sua equipe, posso afirmar que esse ato está gerando grande sofrimento para o Sr Regis. Precisa salvar seu negócio, desejo a ele um breve retorno a sua normalidade e no mais rápido tempo volte com sua equipe .

  7. É somente a prova de que Deus é amor, mas também é justiça, ou seja, o mundo precisava ser puxado o freio de mão por aquele que detém o maior poder

  8. É bem simples de resolver, vai todo mundo agora que ficou desempregado, lá no palácio dos leões e deixas as contas, os boletos, aluguel, pra esse governadorzinho, comunista, ditado pagar.

  9. Cliente assíduo a mais de 30 anos lamento. O Regis deveria fazer um acordo com seus fieis funcionários dando férias, pagando meio salario e o restante dentro das medidas propostas pelo governo federal etc. Tenho certeza que com o faturamento daquela casa poderia ter tomado uma decisão mais humana. Fica fácil para o Flavio prorrogar o isolamento sem se importar com o povo, pois a culpa será repassada ao Governo Federal. Comunista se preocupa com o poder. O povo vem por ultimo.

  10. O que eu mais me impressiono é com a quantidade de pessoas nos comentários que não para pensar antes de bostejar nos comentários, primeiro ponto que essa loucura que o governador daqui fez só atingiu empresas que tem tudo certinho como manda a lei e não é Bilionário ou não faz parte dos que molham a mão do Governo (Para quem não sabe os ambulantes da Rua Grande continuam lá, o mercado central continua funcionando a todo vapor e as feiras continuam funcionando normalmente), enquanto isso o Mateus continua aberto e LOTADO, Americanas continua funcionando normalmente dentre tantos outros, a mesma lei que deveria valer para um deveria valer para todos, o isolamento social aqui só serviu para uma coisa aumentar o desemprego e mais nada, fora isso o governo burro e retardado que temos que ficar peitando o Presidente por birra enquanto diversos maranhenses perdem seu emprego e ainda tem gente que defende, vou aguardar até ele começar a atrasar o salário dos servidores para ver se nego ainda sustenta esse discurso de merda

  11. Boa tarde,Diego.Muito bom o texto, mas tem pessoas que não sabem fazer a análise correta de um texto.Seu papel como blogueiro é mostrar as informações que você apresentou aqui.Não é seu papel dar soluções para essa crise financeira,como alguém aqui cobrou isso num comentário.E não vi nenhuma conotação política (pró nem contra Bolsonaro).Parabéns pelo texto jornalístico.

  12. Isso se chama empresário meu caro Barroso, atividade por conta e risco do dono que visa dar lucro, nenhum empresário irá suportar muito tempo essa situação sem ajuda financeira do Estado, o momento agora é de cortar gastos e investir o dinheiro em outra atividade, é cruel? Sim, porém é a realidade.

  13. Volte a sala de aula e aprenda o português correto, qualificação Leda, essa é a chave, ou está esperando alguém pra te sustentar?

  14. Não entendo como o Cabana do Sol, restaurante que atua no mercado há tanto tempo, não tem condições de fazer acordo com seus empregados. Não construiu patrimônio. Empresário só pensa em si. Quando as coisas voltarem, deixarei de ser cliente e aconselharei minha família.

  15. Será que esses funcionários possuíam registros formais ou são em sua maioria empregos precários? Caso seja a primeira opção, antes de demitir, poderiam recorrer à medida provisória 936/2020. Um dos grandes problemas é que pela falta de fiscalização do poder público e ganancia de alguns a modalidade de emprego informal se alastra País afora, principalmente na ânsia de supressão de direitos trabalhistas.

  16. Não se pode dizer o Governo deste ou daquele estado, o MUNDO.. Qualquer Morador do planeta TERRA está sendo direcionado a ficar em casa devido a Pandemia. Triste demais, pois a empregabilidade mundial está declinando.

  17. Sacanagem oq eles fizeram conosco, não digo nem tanto por mim q tenho apenas 5 anos de casa, mais pelos outros q tem mais de 20 anos e ajudaram a crescer e estão bancando sacanagem, uma empresa q teve um faturamento em 2019 cm mais de 4milhões, está sem dinheiro pra pagar seus funcionários, é palhaçada, se preocupam mais cm seus fornecedores do q os q colocam a casa para funcionar. A própria lei nos Fala q a empresa só pode aderir o acordo por força maior se houver o fechamento da empresa, mais o cabana do sol junto cm o sindicato fizeram uma jogada de mestre na nossa reunião comendo a mente de muitos. Todos nós tínhamos q procurar é a justiça isso sim.

  18. e triste e o trabalhador do cabana do sol depois de ter se doado bastante a empresa sair sendo lesado q os donos do cabana não tiveran consideração alguma com seus funcionarios obrigando os mesmos a assinarem um acordo no qual abririam mao de 20 % da multa rescisória e de aviso previo sobre ameaça de não receberem nada durante esse periodo de pandemia se vendo obrigado a aceitar pra não deixar suas famílias passando necessidade

    vergonha cabana do sol

  19. Esses bandos de soberbos,já trabalhei lá, só pensam no dinheiro e nada mais.
    Se já está dizendo que é direito, é porque é direito do trabalhador,porque abrir mão de 20% de direito se é direito? Aff,me poupe ,bandos de desgraçados, vão queimar no fogo… não estão nem aí p seus colaboradores,que se explodam , são soberbos sim!!! Não tem amor ao próximo… é por isso que tá acontecendo essas coisas…soberbos desgraçados

  20. São soberbos sim!!!
    Esses ricos quanto mais tem mais quer,por isso pisam nos seus funcionários.nao ligam pra eles…eles que movem o negócio… hipocrisia de Regis,um falastrão e soberbo…ainda procura advogado pra saber como demitir os funcionários sem dar o 100% de direito!!!
    É por isso que esse Brasil não vai pra frente… só tem gentinha soberba

  21. dr essas demissão iram ter apoio do MP dada pelo governo Bolsonaro. é muito provável que os trabalhadores entraram em acordo com os empregadores para receberem as parcelas do seguro desemprego que garante a MP. E no caso não seria demissão e sim suspensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *