Prefeita Paula Azevedo entrega sementes de milho e recibos do CAR para agricultores de Paço do Lumiar

A Prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (SD), participou nesta sexta-feira (13) de uma solenidade onde foram entregues 300 kg de sementes de milho do programa “Mais Sementes”, mudas e 162 recibos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), para agricultores das comunidades Iguaíba e Pindoba, zona rural do município. O benefício é uma parceria com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).

A solenidade foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) com o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar. Participaram também da solenidade, o Secretário de Agricultura de Paço do Lumiar, Raimundo João; o Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, Chico Sales e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paço do Lumiar, Alex Oliveira.

O CAR é o registro do domicílio rural, garantindo acesso do agricultor e agricultora familiar às políticas públicas, assim como o crédito. No Maranhão, o programa é executado pela SAF, com o apoio dos Escritórios Regionais da Agerp.

Já o Mais Sementes é um projeto do Governo do Estado do Maranhão sob a coordenação da Sagrima, em parceria com a SAF e Agerp, que tem como meta fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético, para garantir o aumento da produção e rendas das famílias rurais.

Para o secretário-adjunto da SAF, Chico Sales, com mais essa parceria entre o governo e prefeitura, os agricultores familiares da região passam a viver um novo momento.

“Mais um evento de importância para o município de Paço do Lumiar, que vem recebendo constantes benefícios em prol das famílias rurais, como a entrega de título de terra e agora com o CAR e as sementes, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de quem vive no campo”, disse o adjunto.

A produtora Maria Conceição de Almeida Ferreira destacou a importância do CAR. “É gratificante para comunidades contar esse excelente auxílio, que vai garantir que nossos imóveis cresçam economicamente, preservando o meio ambiente e abrindo novas possibilidades para todos nós, como acesso ao crédito agrícola”, frisou.

A Prefeita em exercício, Paula Azevedo, agradeceu por mais uma parceria com o Governo do Estado, que tem ajudado a mudar a realidade das famílias rurais.

“É muito importante esse trabalho de valorização da família do campo. Agradeço mais uma vez ao Governo do Estado por estar sempre conosco. A comprovação da regularidade da propriedade só acontece por meio da inscrição e aprovação do CAR. Por isso o CAR é importante, que além de facilitar o licenciamento do imóvel, viabiliza a concessão de crédito e incentivos à produção, melhora a produtividade e traz a paz ao campo”, declarou a Prefeita Paula que também é agricultora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *