Luiz Vila Nova lança livro na Câmara Municipal nesta quinta-feira (13)


O vereador Honorato Fernandes realiza nesta quinta-feira ( 13) , na Camara Municipal de São Luís o lançamento do livro de Luiz Vila Nova ” Memórias de Vida e de Luta”, que conta a história de luta pela terra. O livro é uma oportunidade de revivermos a importância da organização popular e da defesa da vida e da terra. O lançamento acontece às 16 horas.

Vila Nova – Educador popular e lavrador, Luiz Vila Nova começou sua militância na JAC – Juventude Agrária Católica. Em 1964 ingressou da ACR – Ação Católica Rural. Filho de lavradores pobres se fez também lavrador. Em suas escolhas políticas e de vida sofreu forte influência de Dom Hélder Câmara e Manoel da Conceição. Participou ativamente das lutas pela Reforma Agrária no Vale do Pindaré.

É figura central na luta pela terra na região de Buriticupu. Como deputado estadual por dois mandatos pelo Partido dos Trabalhadores, atuou em todas as frentes de lutas relacionadas com a vida dos trabalhadores: Educação, condições de trabalho, emprego, privatização da Vale, crime organizado, crimes ambientais e, sobretudo, a fixação de mulheres e homens no campo, com a garantia de eletrificação rural, saúde, incentivo à produção, e, acima de tudo formas coletivas de trabalhos.

Foi fundador do Centru, do MST e do PT no Maranhão. Sempre esteve ligado a Comissão Pastoral da Terra, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Cáritas, CUT e Comunidades Eclesiais de Base. Luiz Vila Nova conhece, como poucos, talvez seja quem mais conhece, a luta contra as cercas e pela reforma agrária no Maranhão. Terra coletiva é o seu sonho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *