Prefeita Paula Azevedo assina convênio com a Polícia Militar para implantação do projeto “Ronda Escolar”

A prefeitura de Paço do Lumiar, vai contar com o projeto “Ronda Escolar”. A Prefeita em exercício, Paula Azevedo (SD), assinou o convênio nesta quarta-feira (22), no Comando Geral da Polícia Militar em São Luís. Criada a partir do Grupo Especial de Apoio às Escolas (GEAPE), a Ronda Escolar atua exercendo o policiamento e atendimento da comunidade escolar, pautada em ações preventivas, ostensivas e educacionais. Também participaram na assinatura do convênio o Secretário de Educação de Paço do Lumiar, Marcos Ferreira; Comandante Geral da PM-MA, Coronel Ismael Fonseca; Comandante do 22º Batalhão de Paço do Lumiar, Tenente Coronel Sales Neto e Comandante do Policiamento de Área Metropolitana II, Coronel QOPM Aritanã.

A Ronda Escolar vale-se da estratégia organizacional da polícia comunitária e baseia-se na premissa de que tanto a polícia, quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver os problemas vivenciados no cotidiano escolar, tais como a violência, o uso de substâncias entorpecentes, tráfico de drogas, bullying, abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas.

“Os policiais irão fazer todo esse trabalho junto das escolas. Isso demonstra que tanto a Prefeitura de Paço do Lumiar como a Polícia Militar estão preocupadas com a educação e com o futuro de milhares de estudantes”, pontuou o Coronel Ismael Fonseca.

O secretário de educação de Paço do Lumiar, Marcos Ferreira, aprovou a chegada do projeto. “Ganha a educação de Paço do Lumiar, ganha os professores e toda a comunidade escolar. A Prefeitura e Governo do Estado estão de parabéns por mais essa parceria”, disse ele.

A Prefeita Paula Azevedo comentou que a parceria do município com o Governo do Estado cria uma cultura de paz no ambiente escolar, destacando que a Polícia Militar tem um papel fundamental, não apenas no policiamento ostensivo e repressivo, mas também na prevenção.

“É mais uma parceria importante com o Governo do Estado. Vai ser um grande ganho para a nossa educação ter à polícia nos auxiliando nas escolas, criando uma cultura de paz e fazendo com que os estudantes fiquem livres da criminalidade, das drogas e possam estudar e garantir um futuro próspero”, finalizou Paula.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *