Lourival Serejo é eleito presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão elegeram por 16 votos, Lourival Serejo como presidente. Nelma Sarney obteve 14 votos. Foi a segunda derrota consecutiva da desembargadora que em 2017 já tinha sido derrotada por José Joaquim.

Para a vaga de vice-presidente foi eleito José Bernardo Rodrigues com 25 votos, Raimundo Melo obteve 3 votos e dois foram em branco.

Paulo Velten foi eleito corregedor-geral com 16 votos contra 14 votos dados a Maria da Graça.

Para o cargo de ouvidor, o desembargador Kleber Moreira vai desempenhar a função.

Durante a sessão, o desembargador Marcelo Carvalho anunciou que irá disputar a presidência do TJ em 2021 para comandar o judiciário no biênio de 2022/2024.

Perfil de Lourival Serejo

O desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa nasceu na cidade de Viana, Maranhão. Filho de Nozor Lauro Lopes de Sousa e Isabel Serejo Sousa. Formou-se em Direito, em 1976, especializando-se em Direito Público, pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1980 e, posteriormente, em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, em convênio com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão. Atualmente, é desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Antes de ingressar na magistratura, Lourival Serejo foi advogado e Promotor de Justiça. Na magistratura já exerceu as seguintes atividades: Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão, Juiz Auditor da Justiça Militar, membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e Ouvidor do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Lourival Serejo ocupa a cadeira nº 35 da Academia Maranhense de Letras. É também membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia Vianense de Letras.

Obras publicadas: O presépio queimado, Rua do porto, O baile de São Gonçalo, Do alto da Matriz, Na casa de Antônio Lobo, Da aldeia de Maracu à Vila de Viana, Entre Viana e Viena e Pescador de memórias.

Na área jurídica, Lourival Serejo tem vários trabalhos publicados nas principais revistas do país e os seguintes livros de sua autoria: Contribuições ao estudo do Direito; Direito Constitucional da Família; Provas ilícitas no direito de família; A família partida ao meio; Formação do Juiz: anotações de uma experiência; Comentários ao Código de Ética da Magistratura Nacional e Os Novos Diálogos do Direito de Família.

2 thoughts on “Lourival Serejo é eleito presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão

  1. A base da minha família é de Viana e posso dizer que os filhos dessa maravilhosa terra sempre a representaram muito bem em todos os setores da sociedade. Hoje ,a cidade esta em festa com a eleição de mais dos seus filhos que irá comandar o Tribunal de justiça do Maranhão. Como somos irmãos em cristo,rogo a Deus que o ilumine nesse novo desafio.Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *