HU-UFMA lança Classe Hospitalar para crianças internadas

Na última quinta-feira, 19, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lançou uma Classe Hospitalar na Unidade Materno Infantil, voltada aos alunos impossibilitados de frequentarem a escola, por motivo de internação ou de atendimento ambulatorial para fins de tratamento de saúde, de forma a garantir a continuidade do processo de aprendizagem e acompanhamento pedagógico, que lhes facilite o retorno à escola e a conclusão do Ensino Fundamental.

Advinda da parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a iniciativa foi oficializada quarta-feira, 18, com a assinatura do convênio realizada pela superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, e pelo secretário, Raimundo Moacir Mendes Feitosa. No primeiro momento, foram convidados os veículos de comunicação para um Café com Imprensa, em celebração aos 20 anos da Unidade de Comunicação Social do HU-UFMA, em seguida, os participantes do evento visitaram as instalações da Classe Hospitalar. Na oportunidade, estavam a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; alguns gestores do hospital, professoras da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), alunos e familiares.

A Classe Hospitalar compreende as seguintes atividades: alfabetização e aceleração de estudos para portadores de Doença Renal Crônica assistidos na Unidade de Cuidados Renais (ABC NEFRO); e atendimento educacional para crianças e adolescentes internados ou em tratamento na Unidade Materno Infantil. A coordenadora do projeto pedagógico, Nilsen Maria de Almeida Costa, explicou como será o fluxo de aprendizagem. “Nosso trabalho é fazer uma ponte com a escola onde essas crianças estão matriculadas, dando um suporte no período em que estão internados. Dessa forma, o que está sendo trabalhado na escola, será reforçado por nós para que não tenham o ano letivo prejudicado. A organização desse processo será de acordo com a demanda do hospital e como as escolas irão responder a nossa proposta, vamos interagir com as instituições e com as famílias”. 

Os familiares e usuários do hospital ficaram muito felizes com a novidade. A mãe da Janyelly, 11 anos, Dona Maria do Nascimento Silva, contou que sua filha tem problema renal, e depois de exames descobriu ser portadora de lúpus. Isso fez com que o HU-UFMA fizesse parte da rotina da família, sendo necessário o atendimento mensalmente para acompanhar a doença. “Eu adorei a notícia da escolinha porque ficamos muito tempo no hospital, e quando chegamos na escola minha filha já estava com o conteúdo atrasado. Agora ela vai poder continuar os estudos, isso é muito bom, os outros hospitais podiam seguir esse exemplo”.

Marilene de Fátima Reis Ribeiro, chefe da Unidade de Atenção a Criança, expressou seu sentimento com a vinda da Classe Hospitalar para a Instituição. “Esse é um momento de extrema importância para todos nós. Venho de uma família que prima pela educação, então meus pais sempre me incentivaram a aprender e levar o conhecimento. Para mim, havia uma não conformidade aqui pois não tínhamos um espaço para essa prática pedagógica direta. A perda escolar, a hospitalização é muito própria de cada criança, gerando várias intercorrências como depressão, perda do ano letivo, cansaço. Portanto, articulei juntamente com a superintendência uma forma de colaborar com essas crianças, e ela relatou a experiência do ABC Nefro que nos deu embasamento. Hoje nós vamos poder ensinar, alfabetizar e o sentimento é de gratidão pela oportunidade”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou a importância dessa iniciativa. “Em meio aos exames, intervenções terapêuticas, afastamento do ambiente familiar e escolar, há a necessidade de desenvolver elos que ajudarão esses pequenos usuários a não se sentirem excluídos da sociedade, do convívio em grupo. Para nós, é uma felicidade enorme promover esse espaço”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *