Afonso Manoel participa de lançamento do documentário que conta história da Associação Comercial do Maranhão

O vereador Afonso Manoel participou na quinta-feira (19), do lançamento do documentário “História do Comércio no Maranhão: Pioneiros e Construtores”, que conta a trajetória da Associação Comercial do Maranhão. O parlamentar foi presidente da entidade na década de 90 e teve atuação destacada.

O documentário foi produzido pelo cineasta Arturo Saboia, com duração de 60 minutos e foi exibido em avant première na Sala Kino Evolution, do Golden Shopping (Calhau), em evento que marco também o último ato oficial da gestão de Felipe Mussalém no comando da entidade.

“Trata-se de um retrato dos 165 anos, dando voz à história escrita por diversos empresários que dirigiram a entidade, que atuaram fortemente na construção da história da nossa Casa”, destacou Afonso Manoel que ainda parabenizou Felipe Mussalém pela condução da ACM nos últimos anos.

O documentário teve apoio financeiro da Alumar e Potiguar, mobilizando cerca de 30 pessoas, oito meses de pesquisa, 22 entrevistados, 52 horas de gravação. A expectativa é que o documentário percorra um circuito de exibição em escolas e universidades durante todo o ano de 2020.

O documentário traz um rico acervo de imagens cedidas por parceiros como o Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão (Mavam), dentre os quais comerciais de época e imagens ilustrativas dos ciclos mais marcantes da economia local e de documentos históricos da entidade.

Para compor a pesquisa técnica do documentário, foram entrevistados, as professoras Regina Farias e Maria de Lourdes Lacroix; o jornalista, ex-deputado e presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar; os economistas Felipe de Holanda e José Cursino, que em seu percurso profissional conta com passagem na ACM, no Departamento de Estatística da entidade; o presidente da Presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago; o empresário e exsecretário de Estado, Cláudio Azevedo, o professor Anderson Miranda, especialista em inovação, além do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon/MA), Fábio Nahuz. Também foram ouvidos os expresidentes Roberto Albuquerque, Carlos Thadeu Gaspar, Afonso Manoel, Júlio Noronha, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, José de Ribamar Belo, Haroldo Cavalcanti Júnior, Luzia Helena Fonseca Rezende e Felipe Mussalém.

Afonso Manoel agradeceu o convite também para participar do documentário e após acompanhar a exibição do documentário, afirmou que foi emocionante revisitar a história da Associação Comercial do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *