Passeio terapêutico promove relaxamento e descontração para pacientes

Na manhã desta sexta-feira, 29, das 9h às 11h30, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Rede Ebserh, promove por meio da Unidade de Reabilitação, o 3° Passeio Terapêutico destinado aos seus usuários. Na oportunidade, cerca de 25 pacientes visitarão o Viveiro Tracoá, localizado na Estrada de Ribamar, e serão acompanhados por uma equipe multiprofissional. Durante a visita, os participantes irão usufruir de uma programação diferenciada, podendo contar com atividades de relaxamento, percurso de reconhecimento do local, bingo entre amigos e lanche coletivo.

Ao ar livre, saindo da rotina, experimentando a natureza e confraternizando com colaboradores, os usuários terão a oportunidade de fazer uma terapia de corpo e de mente. Diariamente, os pacientes se deslocam para a Unidade de Reabilitação em horários diferentes. Esse passeio favorece um contato com o grupo todo, fomentando uma maior integração, dinamicidade e solidariedade, pois ao estabelecerem certo diálogo os mesmos acabam ajudando uns aos outros, com palavras de apoio e esperança.

A chefe da Unidade de Reabilitação, Kivânia Pessoa, explica como é a proposta do passeio terapêutico. “Como a maioria dos nossos pacientes são portadores de doenças crônicas, limitando-os a realizarem algumas atividades do dia-a-dia, o que em casos leva à depressão, nós proporcionamos esse momento para que eles possam se desligar um pouco das suas preocupações”, conta.

Segundo especialistas, técnicas são utilizadas para tornar as atividades diárias da pessoa em reabilitação mais funcionais. Tarefas cotidianas como escovar os dentes, se vestir e se alimentar podem parecer simples. Mas elas são um entrave para quem sofreu uma perda em suas condições motoras. A terapia tem o papel de incorporar novos hábitos para que a independência do paciente seja recuperada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *