Natal: número de vagas temporárias no setor de logística deve crescer 15% neste ano

Dados da Klooks (https://bigdata.klooks.com.br/) – plataforma de big data especializada em inteligência financeira corporativa – informam que as 10 maiores empresas de logística no país cresceram em média 23% em 2018. Com a gradativa recuperação da economia, estes números podem ficar ainda maiores, especialmente na temporada natalina que se aproxima. Segundo dados da Associação Brasileira de Trabalho Temporário, o número de vagas temporárias para atender as demandas de transporte de cargas pode crescer cerca de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o fundador da Klooks, Alexandre Abu-Jamra, o setor vem se recuperando bem da crise, pois, no último ano, apresentou crescimento de 13% e as margens de lucro vem aumentando desde 2016, atingindo uma média de 2,36%. “Os indicadores de liquidez também vem mostrando sinais de melhora, mostrando que o setor está mais preparado para suportar eventual crescimento e picos de demanda”, explica.

O panorama que aponta Abu-jamra é baseado no trabalho da Klooks, que utiliza inteligência artificial e machine learning para mapear, reunir e analisar demonstrativos financeiros de capital fechado, transformando-os em relatórios inteligentes.

Alexandre também destaca que na base de dados da Klooks as margens sofreram um forte impacto na crise, mas que vem se recuperando. Algumas empresas atingiram a margem operacional de mais de 10%, como são os casos da Expresso Nepomuceno, Tegma e JSL.

Confira empresas que ajudam PMEs a melhorar a logística do negócio de forma mais econômica.

Bling

Outra empresa que ajuda o PME na logística é a Bling – startup que oferece sistema de gestão empresarial completa para micro e pequenas empresas. A plataforma oferece serviços e ferramentas de transporte para o pequeno empreendedor ter controle do fluxo logístico do negócio de forma mais democrática, coordenando todas as tarefas de forma organizada e sincronizada, desde a cotação de frete até a distribuição para o consumidor final.

Com 11 anos de mercado, a Bling está integrada às maiores empresas de logística do país como Jadlog, Mandaê, Total, Melhor Envio, Mandaê, Correios, entre outras e o modelo de negócio da startup propõe acelerar as atividades diárias do pequeno empresário com um sistema de gestão mais econômico e simples.

TruckPad

A TruckPad é uma startup de logística de gestão de transporte e contratação de motoristas autônomos de caminhão. É pioneira no segmento e conta com 350 mil caminhoneiros cadastrados e, 11 mil empresas contratantes de frete. Oferece acompanhamento em tempo em real da rota e chat integrado direto no app, além de mostrar  avaliação de performance e reputação de cada autônomo. 

A contratação é gratuita e seu uso é bem simples: a empresa anuncia as cargas no site com especificações de valor de frete, distância, peso da carga, origem e destino. Após isso, os caminhoneiros cadastrados terão acesso a todas as ofertas pelo app da TruckPad e terão contato direto com a empresa, podendo fechar a carga em poucos passos. 

Uello

A Uello – startup que usa rede colaborativa para reduzir custos logísticos e agilizar entregas – criou uma ferramenta que oferece serviço de frete urbano mais rápido e econômico para todo tipo de produto e tamanho de negócio. Por meio de uma plataforma virtual, a empresa criada por Fernando Sartori permite a integração entre os motoristas que fazem as entregas e os pontos de coleta parceiros que estocam os produtos.

Outra vantagem que a Uello oferece é a parceria com armazéns espalhados por toda a Grande SP, o que possibilita a diminuição de custos logísticos em até 30% – valor que varia em relação às demandas e tamanho de cada empresa que solicita o serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *