Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Ano de fartura: padarias preparam melhor Natal desde 2016

30 de novembro de 2019 : 06:34

Os frequentadores assíduos das padarias já devem estar sabendo: este ano, os clássicos panetones e rabanadas não serão as únicas estrelas a brilhar no cardápio de fim de ano. O Natal de 2019 traz novidades com gostinho de otimismo para o comércio da panificação. Pães especiais, sobremesas inovadoras e itens de ceia aguçam o paladar de qualquer um e são aposta certeira para a melhor temporada de festas dos últimos anos.

Os dados comprovam: no país, a expectativa é que o Natal, principal data comemorativa do varejo, movimente R$ 35,9 bilhões. No setor de comércio, 2019 deve trazer a maior contratação de temporários desde 2013, empregando cerca de 91 mil pessoas, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para a ABIP, Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, a tendência de alta geral deve refletir, também, no setor de panificação. “Apesar do cenário de instabilidade recente, o setor se manteve firme e resiliente. Em 2019, contamos com baixa na inflação e com a liberação dos saques no FGTS e no PIS/Pasep, ou seja, acreditamos que o cenário se mostra mais oportuno para o crescimento de vendas também nas padarias. Elas sempre foram ótimas opções de compras para festas. Estamos confiantes e estimulando os empresários a investirem em novidades para o consumidor sair satisfeito, com as sacolas cheias de delícias fresquinhas de fim de ano”, conta José Batista de Oliveira, presidente da ABIP.

Um exemplo de otimismo e investimento bem planejado vem da Padaria Vianney, uma das mais tradicionais de Belo Horizonte (MG). Por lá, pães especiais e panetones artesanais lideram a lista de preferência dos clientes na reta final do ano. “Será um Natal muito especial, já estamos produzindo e disponibilizando novos produtos, incluindo opções veganas, sem lactose e diets, demandas de confeitaria que têm crescido entre o público”, conta Lucilaine Silva, analista de marketing da padaria. Na Vianney, a compra pode ser feita no estabelecimento ou pelo e-commerce, o que aumenta o acesso dos clientes aos produtos. As novidades criadas especialmente para este final de ano ficam por conta dos chocotones recheados de brigadeiro e caramelo salgado.

“Esperamos um aumento de até 50% nas vendas, os clientes estão cada vez mais atraídos pela oferta de produtos gostosos, bem temperados e artesanais, isso só encontra em padarias. É cômodo e lembra a comida feita em casa, só que melhor, porque não dá nenhum trabalho”, comenta Lucilaine. Ainda de acordo com ela, o cardápio de Natal e Ano Novo da padaria possui cerca de 300 opções entre produtos de panificação, confeitaria e pratos típicos das ceias. Para dar conta de tanta demanda, a exemplo de outras padarias de todo o Brasil, a Vianney já iniciou a contratação de temporários. “Já aumentamos a equipe para atender os novos pedidos e, mais perto das festas, iremos contratar mais pessoas para a produção”, diz Lucilaine.

Nas mais de 70 mil padarias do país, a preparação segue a todo vapor. Como 95% delas são formadas por empresas familiares, o Natal nas padarias é sinônimo de Natal em família. “O espírito natalino tem tudo a ver com a gente, a panificação é fruto do empenho de pais e filhos, irmãos, herança de avós. É tudo construído e produzido junto, por várias mãos. É por isso também que o Natal sempre nos motiva. Em nosso setor, ele é cuidadosamente planejado, com muita antecedência e carinho, para levar os melhores produtos para a mesa das famílias neste momento de festa e confraternização”, conta Batista.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>