Alema realiza campanha Novembro Azul com orientações e exames preventivos contra o câncer de próstata

Com ações voltadas à saúde do homem, a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) está desenvolvendo uma programação especial alusiva à campanha Novembro Azul, para orientar e realizar exames preventivos contra o câncer de próstata, alvo da mobilização. A ação é coordenada pelo Setor de Saúde da Casa e o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), em parceria com o Hospital Carlos Macieira (HCM), onde estão sendo realizados os exames específicos de prevenção da doença, previamente agendados para os servidores interessados. Também será realizada palestra alertando sobre o problema, no dia 27, no auditório Gervásio Santos (Plenarinho).

O diretor do Setor de Saúde da Assembleia, Costa Júnior, e a coordenadora de Enfermagem, Katiane Ribeiro, coordenadores da ação, informaram que a Campanha Novembro Azul será realizada na Alema durante todo o mês de novembro, com o objetivo de chamar a tenção dos servidores da Casa para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Temos uma parceria importante nessa edição da campanha Novembro Azul da Assembleia, que foi firmada com o Hospital Carlos Macieira, um centro de alta complexidade. Desta vez, as consultas não serão feitas no Setor de Saúde da Alema, mas agendadas para serem realizadas no Carlos Macieira. No hospital, o servidor que for encaminhado faz a consulta e lá mesmo serão realizados os devidos encaminhamentos, de acordo com a necessidade apresentada pelo paciente”, informou Costa Júnior.

A expectativa de participação dos servidores na campanha Novembro Azul é bastante positiva. A coordenação espera atingir o mesmo sucesso que foi o ‘Outubro Rosa’, quando foram realizados mais de 120 exames de mamografia e registrada a participação ativa das servidoras nas palestras oferecidas durante o evento. Destaque também para a presença da Carreta da Mulher, o consultório itinerante onde foram feitos os exames de mamografia, em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher (SEMU).

Costa Júnior reforçou a necessidade da realização do exame preventivos, uma vez que o câncer de próstata é uma doenã silenciosa e indolor. “É justamente por isso que se faz necessário os exames de rotina. Além disso, é preciso cuidar da alimentação e do modo de vida. Todos nós sabemos que o câncer tem vários fatores de riscos, além da hereditariedade. Então é preciso tomar outros cuidados como ter uma alimentação saudável e fazer atividade física”, esclareceu.

Campanha

O Novembro Azul é um movimento mundial realizado para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Atualmente, conforme dados de organismos de saúde, é o tipo mais comum da doença entre os homens brasileiros. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai e irmão.

O câncer

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga. Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor.

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos sintomas) em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Diagnóstico

O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e, também, o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *