Parque dos Lençóis Maranhenses entra no plano de privatizações do governo Bolsonaro

Lagoas formadas pela água das chuvas - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses Local: Barreirinhas MA Brasil Data: 201106 Código: 01LS579 Autor: Luis Salvatore

O Parque dos Lençóis Maranhenses vai entrar no plano de privatização do Governo Federal. O anúncio foi feito na quarta-feira (21), pela equipe econômica que é liderada pelo ministro Paulo Guedes. A proposta já vinha sendo discutida desde 2016 no governo Michel Temer.

A gestão privada para o Parque dos Lençóis proposta pelo Governo Federal não significa uma transferência desses patrimônios para empresas, mas uma parceria com instituições identificadas com o meio-ambiente. Elas ficariam encarregadas da gestão, manutenção, contratação de pessoal e até mesmo cobrança de taxas para visitação. Atualmente a entrada no Parque dos Lençóis é gratuita.

Os Lençóis Maranhenses têm como porta de entrada a cidade de Barreirinhas e se estende até a divisa com Piauí, englobando Paulino Neves, Tutóia, Água Doce, Santo Amaro, Primeira Cruz e outros municípios, fazendo parte da Rota das Emoções, roteiro integrado composto também pelo Delta das Américas (Piauí) e Jericoacoara (Ceará).

Além da concessão do Parque Nacional de Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional de Jericoacoara, e a renovação do contrato de concessão do Parque Nacional do Iguaçu, também foram confirmados no programa de privatização.

Segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a carteira atual do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) está estimada em R$ 1,3 trilhão, e a estimativa do governo é passar para R$ 2 trilhões com o anúncio desta quarta-feira.

Privatização do Aeroporto de São Luís e Porto do Itaqui

Para 2020 já tá programado também a privatização do terminal aéreo da capital maranhense e de terminais do Porto do Itaqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *