Eliziane participa de reunião com professores da UFMA sobre o corte nas bolsas do CNPq

A senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) participou na manhã de sexta-feira (23) de reunião com grupo de professores de diversas áreas da Universidade Federal do Maranhão no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UFMA.

Durante o encontro, os docentes discutiram os cortes nas bolsas do CNPq anunciado pelo Governo Federal e também a garantia de verbas para as universidades.

“O Congresso Nacional precisa ouvir a sociedade, por isso momentos como este são importantes. Só é possível fazer um mandato mais próximo das pessoas, ouvindo a sociedade”, destacou a senadora maranhense.

Eliziane esclareceu ainda que o seu trabalho no Congresso Nacional como senadora é em defesa, principalmente daqueles que mais precisam, e também da educação pública de qualidade.

“Faço uma oposição responsável ao Governo Federal. Medidas que vão beneficiar a sociedade contam com meu apoio. No entanto, sobre cortes das bolsas de pesquisa, entendo que não dá para falar de prioridade, sem falar de orçamento. A gente só pode valorizar a universidade com a garantia orçamentária”, completou.

O professor do Departamento de Física da UFMA, Manuel Messias mostrou preocupação sobre o que está sendo feito para a recomposição do valor de 330 milhões de reais, referente ao corte de 84 mil bolsas de pesquisas. Ele pediu o fortalecimento do trabalho dos parlamentares maranhenses em defesa da ciência e tecnologia.

A professora Rosilda Dias falou sobre algumas das implicações do corte no Maranhão. Ela informou que na UFMA o corte é de mais de 260 bolsas de pesquisa, sendo 65 dos alunos de mestrado e doutorado da universidade.

A presidente da APRUMA, Sirliane Paiva também falou sobre os impactos dos cortes das bolsas nos diversos setores da universidade. “O impacto será muito grande e enfraquecerá os programas de pós-graduação, principalmente na Região Nordeste”, enfatizou.

Já o professor Antônio Oliveira, que é secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), destacou a importância de fomentar e investir na ciência e tecnologia no Brasil.

Entre os encaminhamentos da reunião está o levantamento de dados e impactos dos cortes na universidade maranhense, a criação de grupo de trabalho para avaliação dos impactos e a possibilidade de composição de uma Frente maranhense em defesa da educação e da ciência e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *