Caos na saúde! Cirurgias são canceladas na rede pública por falta de sangue no Hemomar

R

A saúde do Maranhão vive um caos! Nesta quinta-feira (22), diversas cirurgias de grande porte, inclusive transplantes de órgãos, foram canceladas no Hospital Universitário por falta de sangue. De acordo com o apurado, o Hemomar que é o captador de doações de sangue está sem o kit necessário para receber o tecido líquido. Por conta dessa situação, outras unidades hospitalares também podem ter sido afetadas.

O kit é necessário para fazer os testes sorológicos e só assim realizar o processo de captação e armazenamento do sangue que será utilizado nos hospitais. A falta do material necessário para receber as doações evidencia a crise no sistema público de saúde do Maranhão.

O secretário Carlos Lula foi procurado para prestar esclarecimentos, mas não atendeu ao contato. Em reunião nesta semana na Assembleia Legislativa com o presidente Othelino Neto (PCdoB) e membros da Comissão de Saúde, o titular da SES revelou a necessidade de cortar mais R$33 milhões dos recursos da saúde, uma vez que não há mais dinheiro para pagar todos os custos do sistema.

Por meio de sua assessoria, a Secretaria de Estado da Saúde informa que, em razão do estoque mínimo, se fez necessário o fornecimento de bolsas de sangue apenas para atender aos casos de urgência. Todavia, em razão da campanha intensificada ao longo desta semana, a partir desta sexta-feira (23), o estoque estará normalizado, sendo possível atender a demanda de cirurgias eletivas do Hospital Universitário (HUUFMA).

1 thought on “Caos na saúde! Cirurgias são canceladas na rede pública por falta de sangue no Hemomar

  1. Seu Diego, porque vc – como repórter – não fez uma matéria chamando o povo para doar sangue. Eu já fui paciente no Socorrão e precisei de sangue e não tinha. Meu caso não era de urgência e pude esperar mais alguns dias, mas tem gente que não pode. No lugar de culpar o Estado pela falta de sangue, você deveria fazer um favor e chamar os ludovicences para a doação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *