Monarquistas maranhenses filiam-se ao PSL

Os dois principais líderes monarquistas maranhenses, o empresário e editor José Lorêdo Filho, e o advogado Melhem Saad, respectivamente chanceler e presidente do Círculo Monárquico de São Luís, filiaram-se ao Partido Social Liberal (PSL), a legenda do presidente da República Jair Bolsonaro e presidida no Maranhão pelo vereador Chico Carvalho. O ato de filiação ocorreu na manhã de hoje, 12, durante o I Encontro Estadual do PSL Maranhão, no Auditório Neiva Moreira, no Setor de Comunicação da Assembleia Legislativa.

Católicos, anticomunistas e de nítido perfil conservador, os dois repelem a suposta contradição de monarquistas atuarem politicamente na República.

“Somos monarquistas porque somos patriotas, e o verdadeiro patriotismo é, antes de tudo, consciência histórica, que não se reduz ao regime republicano”, defende José Lorêdo Filho, proprietário da Livraria Resistência Cultural Editora e editor de personalidades nacionais, como o jurista Ives Gandra da Silva Martins e o ex-ministro Delfim Netto.

“Há vários monarquistas no PSL, como o deputado estadual Frederico d’Ávila, de São Paulo, e a deputada federal Carla Zambelli, e no governo, como o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente. A política não é monopólio de republicanos”, ressalta Melhem Saad, que não descarta a possibilidade de sair candidato a prefeito de São Luís em 2020.

Os dois são membros do Conselho Superior do Movimento Endireita Maranhão, presidido pelo Coronel Monteiro, atualmente à frente da Superintendência da SPU – Secretaria do Patrimônio da União, um dos mais importantes cargos federais no Estado. Considerado o homem de confiança do presidente Bolsonaro no Maranhão, o Coronel Monteiro também se filiou ao PSL.

Tanto o Círculo Monárquico de São Luís quanto o Endireita Maranhão não escondem o propósito de encabeçarem, dentro e fora do PSL, a oposição conservadora ao governador Flávio Dino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *