Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Prefeitura de São Luís inaugura Museu da Gastronomia Maranhense

14 de junho de 2019 : 08:10

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior realizou mais um investimento que integra o conjunto de iniciativas executadas para a valorização do Centro Histórico de São Luís. Com o Museu da Gastronomia Maranhense, entregue nesta quinta-feira (13), o poder público municipal oferece à população novo espaço cultural, contribuindo para fortalecer nos ludovicenses o sentimento de pertencimento e promovendo a valorização da gastronomia maranhense. O Museu, que foi entregue em clima de festa, será, ainda, um espaço permanente de capacitação na área da gastronomia local. O projeto é resultado de parceria com o Ministério do Turismo e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A iniciativa integra a política de fomento ao turismo, cultura, valorização do Centro Histórico e de incentivo ao desenvolvimento da economia local. “A Prefeitura entrega mais um importante elemento para valorizar a cultura local e mostrar ao mundo toda a diversidade da nossa gastronomia que é tão apreciada e as peculiaridades das nossas tradições. Com a criação de mais este espaço, vamos ofertar à população e aos turistas mais uma alternativa de entretenimento cultural. Além disso, o Museu da Gastronomia Maranhense é mais uma iniciativa pensada para a revitalização do nosso Centro Histórico e para estimular a visitação à área que, por si só, já tem tanta representatividade cultural da nossa história”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O museu ocupa um dos mais belos casarões coloniais da Rua da Estrela, amplamente restaurado para contar a história da culinária maranhense aos visitantes locais e a turistas, que poderão se deleitar com os sabores regionais e apreciar todos os elementos que compõem a cozinha de raiz da culinária maranhense.

O vice-prefeito Julio Pinheiro, enfatizou a importância do espaço. “Através desta iniciativa da gestão municipal, estamos valorizando a trajetória e toda a história da culinária maranhense, destacando todos os povos que fazem parte dessa tradição. A culinária é um importante elemento que compõe a história dos próprios maranhenses”, disse.

A proposta do espaço é oferecer ao visitante uma experiência inesquecível pelos sabores da culinária local, que encanta com o olhar e com o paladar, porque é forte, marcante e nobre sem ser sofisticada. Como cidade patrimônio cultural da humanidade, São Luís é detentora de um imenso valor cultural e seus pratos típicos integram esse conjunto de elementos que fazem da capital maranhense única nesse aspecto. Tendo como base da sua composição principalmente peixes, mariscos, moluscos e outros frutos do mar, além de uma variedade de produtos naturais, a culinária maranhense será exortada no Museu de Gastronomia para proporcionar ao visitante um mergulho pela cultura local através de seus sabores mais genuínos e da singularidade da preparação de suas iguarias.

“Com a parceria celebrada entre o Iphan e a Prefeitura de São Luís estamos oferecendo ao público um novo espaço. Então, além da restauração, estamos dando uso a este local e tornando-o mais um equipamento cultural de suma importância tanto para a sociedade de São Luís quanto para aqueles que nos visitam”, destacou o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary.

A secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo, reforça que o Museu da Gastronomia Maranhense se configura como um espaço para valorização e apresentação da culinária típica maranhense e expor ao mundo as tradições ludovicenses, os hábitos alimentares locais e todos os seus sabores. “O museu vem desenvolver o sentimento de pertencimento à medida em que promove a valorização das tradições que envolvem a gastronomia maranhense. Este é um importante equipamento que vai valorizar ainda mais a gastronomia local como um elemento forte da nossa identidade cultural”, disse a secretária.

Também prestigiaram a inauguração do museu os vereadores, Concita Pinto, Pavão Filho, Umbelino Júnior, Raimundo Penha, Dr. Gutemberg, o presidente da Academia Ludovicense de Letras, Antônio Norberto, o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior e secretários municipais. O cantor Carlinhos veloz e os atores da comedia Pão com Ovo – Dijé (Adeilson Santos) e Clarisse (César Boaes), também estiveram presentes na inauguração.

A partir de sexta-feira (14), além da exposição, que reunirá informações e curiosidades da gastronomia maranhense, o espaço também será dedicado à oferta de cursos permanentes de capacitação na área da gastronomia. Para visitação, o local funciona de segunda à sexta, das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 12h.

“Esse é um espaço que vem agregar valor às demais iniciativas que vêm sendo desenvolvidas para a valorização de toda essa área do Centro Histórico de São Luís. Sem dúvidas, uma ação que contribuirá muito com o turismo na cidade”, disse o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior.

Universitários conferiram em primeira mão a novidade. “A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa, por trazer não só a cultura de São Luís como a de outros locais do Maranhão como o doce de espécie de Alcântara”, afirmou Nayane Carneiro, 21 anos, estudante de Geografia. “Acredito que é mais um atrativo para quem visita a cidade, especialmente em períodos como o São João e o Carnaval, que naturalmente já atraem muitos turistas”, acrescentou Jorge Duailibe, 23 anos, estudante de Engenharia Ambiental.

Um comentário em “Prefeitura de São Luís inaugura Museu da Gastronomia Maranhense”

  1. Reynaldo Aragão Pinto

    2 semanas atrás  

    Tem gente no governo municipal que poderia ser trocado para essa pasta e deixar outra pessoa boa de saúde no lugar certo.Agora,caso isso aconteça,descobriríamos se existe competência ou apadrinhamento .

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>