Gestão do prefeito Edivaldo renova todo sistema semafórico nas avenidas de fluxo intenso de São Luís

A Prefeitura de São Luís está realizando a renovação total de todo o sistema semafórico da cidade, visando proporcionar melhor fluidez ao tráfego de veículos e preservar a vida de pedestres e motoristas da capital. Os novos equipamentos semafóricos são compostos de tecnologia formada de controladores inteligentes, permitindo que as luzes do semáforo acendem e apagam conforme o fluxo de veículos em determinado momento, podendo, assim, diminuir o congestionamento das vias. Os controladores inteligentes promovem ainda a denominada onda verde, que é quando a sinalização semafórica é sincronizada, abrindo o trânsito para tornar o tráfego mais ágil nas vias. A iniciativa integra a política de melhoria e reestruturação do sistema municipal de trânsito e transporte implementada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), consiste na troca dos conjuntos semafóricos antigos por equipamentos novos, em todas as grandes avenidas da capital. Segundo o titular da SMTT, Canindé Barros, o trabalho contempla a mudança de toda a estrutura com substituição das bases, colunas, lâmpadas, fiação e anteparos, tanto dos modelos de braços projetados como dos modelos repetidores veiculares e de pedestres.

“Por determinação do prefeito Edivaldo, a renovação de todo o sistema semafórico está contemplando pontos importantes da cidade onde existem os antigos semáforos com estrutura de braços projetados. Já realizamos o serviço em diversos setores da cidade, onde a população já pode sentir os benefícios da mudança, e novos pontos da capital serão beneficiados para que também esses locais proporcionem a motoristas e pedestres mais tranquilidade ao transitarem pelas vias”, afirmou Canindé Barros.

A renovação dos conjuntos semafóricos já foi realizada em toda a extensão da Avenida São Marçal, no João Paulo, contemplados os cruzamentos da feira e da praça do bairro; do antigo Posto Jaguarema e outro na altura do bairro Filipinho. Na Avenida Jerônimo de Albuquerque, na altura do Cohafuma, três pontos também já contam com novos sistemas semafóricos, entre eles estão o cruzamento próximo à Escola Upaon-Açu e os existentes nas proximidades do Residencial Novo Tempo. Essa região também foi beneficiada com a instalação de novo semáforo na rotatória do Vinhais, que dá acesso ao bairro.

Outros pontos de grande fluxo da cidade a ter o conjunto semafórico renovado foram os cruzamentos do Marcos Center, na avenida Colares Moreira; o que fica nas proximidade da Ponte Bandeira Tribuzzi, na avenida Carlos Cunha; outro na avenida Guajajara, na altura do bairro João de Deus; e outros três cruzamentos na extensão da Avenida São Luís Rei de França, no Turu. Algumas vias de bairros da cidade também foram contempladas, a exemplo do Cohatrac, que teve renovado o conjunto semafórico próximo à sua entrada.

O trabalho de colocação dos novos equipamentos se estenderá ainda para outras vias da cidade, seguindo o cronograma de instalação da SMTT. Entre os pontos a serem beneficiados estão também quatro cruzamentos da Avenida dos Holandeses; outro em frente à Rodoviária; na Avenida Guajajara, próximo à Secretaria de Obras e Serviços Públicos; e diversos cruzamentos na extensão da Avenida Daniel de La Touche.

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

Conforme o secretário Canindé Barros, em todos os cruzamentos semafóricos a SMTT está implantando também a malha zebrada amarela, como mais um elemento para garantir a segurança dos pedestres e motoristas. A malha visa evitar que o condutor feche o cruzamento e provoque transtornos ao trânsito no local. Entre os pontos que já receberam a pintura estão cruzamentos da Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche.

Além da renovação total dos conjuntos semafóricos, a SMTT também está reforçando a sinalização horizontal em diversos pontos da cidade, revitalizando as faixas de pedestres existentes e implantando outras em trechos onde se faz necessária a colocação desse tipo de sinalização. Os serviços de revitalização e colocação de faixa de pedestres já contemplaram diversos pontos das avenidas Daniel de La Touche, Franceses, Holandeses, Castelo Branco, Colares Moreira, Carlos Cunha, Jerônimo de Albuquerque, da altura do Vinhais até o Elevado João do Vale, entre outras vias da capital.

Conforme o secretário, após o trabalho de revitalização da sinalização horizontal, com a implantação das faixas de pedestres, as equipes darão início aos serviços de divisão de fluxo e borda, com a pintura das linhas pontilhadas que separam as avenidas de três faixas. A avenida Getúlio Vargas é uma das vias já beneficiadas por essa sinalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *